Dois anos antes de fazer o primeiro voo, aérea saudita fecha patrocínio com grande clube espanhol

Mesmo planejando voar a partir de 2025, a empresa saudita Riyadh Air já nasce grande e quer ter seu nome conhecido mundo afora. Como parte da estratégia de marketing a aérea assinou um acordo plurianual com o Club Atlético de Madrid para ser seu principal patrocinador de uniforme, informou o Aviacionline.

Este é o primeiro patrocínio esportivo que a companhia aérea faz desde seu lançamento oficial em março deste ano, sem ainda ter iniciado suas operações. Para 2025, a Riyadh Air planeja conectar a capital da Arábia Saudita com mais de 100 destinos internacionais para se tornar uma nova ponte de conexão global como seus pares nos Emirados Árabes Unidos.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à Riyadh Air como nosso novo patrocinador titular do clube”, disse Miguel Ángel Gil, CEO do Atlético de Madrid. “Esta parceria é uma grande oportunidade para proporcionar melhores experiências aos nossos fãs em todo o mundo e estou confiante de que esta parceria com a Riyadh Air levará nosso clube a novos patamares.

“Este é um dia incrivelmente emocionante para a Riyadh Air, pois firmamos uma parceria de longo prazo com o Club Atlético de Madrid, um dos maiores clubes da Europa, para se tornar seu principal patrocinador e companhia aérea parceira oficial”, disse Tony. Douglas, CEO da Riyadh Air.

“Acreditamos que este acordo é uma combinação perfeita, pois tanto a Riyadh Air quanto o Atlético de Madrid compartilham um compromisso com a excelência e uma paixão por conectar pessoas e culturas de todo o mundo. Com este acordo, mais uma vez surpreendemos o mundo enquanto caminhamos para nosso voo inaugural em 2025. Esperamos trabalhar em estreita colaboração com nossos amigos do Atlético de Madrid para oferecer experiências inovadoras e emocionantes para fãs de futebol e viajantes”, acrescentou.

No Twitter, a Riyadh Air comemorou o acordo exibindo imagens do kit com jogadores como Antoine Griezmann e o goleiro Jan Oblak.

A Riyadh Air tem um pedido de 39 Boeing 787-9, com opções para outros 33. Até 2030, planeja voar para mais de 100 destinos. Durante o Paris Air Show, seus executivos também sinalizaram que a companhia aérea planeja assinar um pedido de aeronaves de fuselagem estreita em um futuro próximo.

A companhia aérea iniciou o seu ambicioso projeto sob o nome de RIA em junho de 2022, com o objetivo de competir com a Etihad, Emirates e Qatar Airways. Em março de 2023, foi anunciada oficialmente a criação da Riyadh Air como a nova companhia aérea nacional de propriedade do Fundo de Investimento Público (PIF) saudita. Isso fará parte de uma iniciativa estatal de US$ 100 bilhões para promover o crescimento no mercado de companhias aéreas locais.

É importante ressaltar que a Riyadh Air não concorrerá diretamente com a Saudia, que tem sua base de operações em Jeddah, a segunda maior cidade do país. Desta forma, ambas as companhias aéreas nacionais coexistirão e complementarão seus serviços.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias