A 10,7 km de altitude, ‘power bank’ derrubado e esmagado entre assentos solta fumaça e voo é desviado

Airbus A330-200, igual ao envolvido na ocorrência – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um Airbus A330 precisou ser desviado durante um voo comercial de transporte de passageiros devido a uma ocorrência com um carregador portátil “power bank” de um viajante.

Segundo reporta o The Aviation Herald, o avião envolvido foi o Airbus A330-200 registrado sob a matrícula B-5930, operado pela China Eastern Airlines, quando realizando o voo MU-6958, de Lhasa para Shanghai Pudong, na China, no último domingo, 13 de agosto.

A aeronave estava em rota a 10.700 metros de altitude quando os pilotos decidiram desviar para Wuhan, relatando que o carregador de um passageiro começou a emitir fumaça, após cair entre os assentos e ser esmagado.

Os comissários desmontaram os assentos da primeira classe, recuperaram o dispositivo, fizeram o resfriamento e colocaram em um recipiente seguro. A aeronave pousou em Wuhan cerca de 23 minutos depois do desvio de rota.

A recomendação aos passageiros para o caso de qualquer equipamento derrubado entre assentos é que chamem os tripulantes antes de realizarem qualquer movimento com os assentos, para que não haja danos causados pelos mecanismos internos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias