Trump pede que apoiadores paguem por seu novo avião particular, mas solicita segredo

Boeing 757 de Trump – Imagem: Tomás Del Coro / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Depois de uma série de problemas com aviões desde que deixou a presidência dos Estados Unidos em 2021, o mega empresário Donald Trump resolveu apelar para a ajuda de seus fanáticos apoiadores.

No dia 9 de março, a equipe de ação política do ex-presidente enviou um e-mail para os eleitores cadastrados pedindo doações para financiar o novo “Trump Force One”.

O pedido foi feito depois que o jato particular de um apoiador, em que Trump estava viajando de Nova Orleans para a Flórida, fez um pouso de emergência devido a uma falha no motor no dia 5. Antes disso, o bilionário havia deixado de usar o célebre e luxuoso Boeing 757 com seu nome e, obviamente, já não podia mais contar com os voos ultra seguros do governo norte-americano desde que deixou a presidência.

A informação foi revelada pelo portal Insider, dos Estados Unidos, e depois se espalhou pela imprensa norte-americana. O e-mail foi enviado pelo endereço oficial do comitê de ação política Save America, gerenciado por Trump. A mensagem pede discrição dos apoiadores em relação ao pedido de financiamento.

Segredo

“Preciso confiar que você não vai compartilhar com ninguém: minha equipe está construindo um novíssimo Trump Force One”, dizia o comunicado, de acordo com o Insider. “A construção deste avião ainda está em segredo – nem mesmo a mídia de notícias falsas sabe disso – e mal posso esperar para revelá-lo para todos verem”.

O e-mail também exibe um GIF animado em loop de um avião decolando, junto com as palavras “Você quer ver o novo avião do presidente Trump?”. Não há pedido explícito de valores específicos, mas inclui vários links para um site de doações pedindo contribuições recorrentes de até US$ 2.500 por mês. Ninguém ligado ao ex-presidente aceitou comentar com a imprensa sobre o e-mail enviado.

A screengrab of a fundraising page for Trump's PAC.
Imagem do e-mail enviado pelo escritório de Trump, segundo imprensa dos Estados Unidos – Imagem: Insider

Trump Force One

Trump Force One era o apelido do Boeing 757 comprado pelo empresário em 2011. Trump personalizou o avião de acordo com preferências pessoais, como o brasão da família em todos os apoios de cabeça e travesseiros da aeronave. O avião também foi equipado com uma suíte particular com TV de tela grande e banheiro com acessórios dourados.

O B757 ficou especialmente famoso durante os comícios da campanha presidencial de 2016. Depois que assumiu a Casa Branca e passou a voar com o avião Air Force One oficial da presidência dos Estados Unidos, a aeronave de Trump não foi mais vista nos ares, exceto em raras e enigmáticas operações. Atualmente, está sob manutenção e não há previsão de uso.

Com informações do People e View From The Wing

Fabio Farias
Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias

Movimento no Aeroporto de Caldas Novas (GO) foi 23% maior no...

0
Segundo a administradora, de janeiro a março, 14.415 passageiros foram atendidos pelo Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, de Caldas Novas.