Elfly apresenta projeto do hidroavião totalmente elétrico chamado de “NoEmi”

O Elfly Group da Noruega apresentou seu novo design de seu hidroavião comercial totalmente elétrico, apelidado de “NoEmi” (de “No Emission”). Um público de 100 pessoas, incluindo convidados internacionais da indústria, partes interessadas; membros do Grupo de Pesquisa em Inovação SINTEF, municípios e mídia, experimentaram um tour de realidade virtual (VR) em cabine em escala real desta aeronave anfíbia.

O “NoEmi” está sendo projetado para mobilidade flexível na Noruega com design inspirado em um barco, cujo casco permitirá que a aeronave decole com pouca potência. O protótipo (versão não-passageiro) está a ser preparado para voar em 2025 e será concebido para viagens aéreas de 200km, voando até 250km/h, a partir do ano 2030.

O hidroavião, com cabine não pressurizada, será alimentado por dois motores elétricos com até 1MW de saída combinada. O design faz parte de um projeto de pesquisa, financiado por investidores privados e pelo Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN). O grupo está trabalhando para obter a certificação de seu veículo de teste EG1A, o que permitirá que a aeronave evolua para um hidroavião de 19 lugares. 

Noemi está sendo oferecido em três layouts de cabine. Em primeiro, como cabine executiva com nove lugares, mais bagagem; complementado por um layout VIP com seis assentos, onde toda a aeronave pode ser fretada. Também será oferecido um modelo de voo turístico de lazer com 13 assentos, sem bagagem. Em um aceno para sua funcionalidade flexível, uma versão de carga também está planejada, além de uma versão medevac (evacuação médica).

Ao contrário de outros desenvolvedores de aeronaves elétricas, a Elfly pretende obter um certificado de operador e colocar a primeira aeronave em serviço, inicialmente conectando os fiordes da Noruega. O desejo é ter os primeiros 15 hidroaviões voando ao longo da costa oeste da Noruega até 2030.

“A partir daí, poderíamos expandir para outros mercados de saltos curtos, considerando que 80% da população mundial vive perto do mar”, disse Eric Lithun, CEO de Elfly. “Nosso objetivo é trazer inovação para toda a cadeia de suprimentos e tornar o processo o mais simples possível”. Lithun é um empresário de tecnologia que investiu em várias empresas iniciantes e fundou a Elfly em 2018.

O “NoEmi” é um moderno avião anfíbio com baterias de lítio e motor elétrico, inspirado no De Havilland Twin Otter e no Grumman’s Mallard – “duas grandes máquinas voadoras”, destaca Eric. O Noemi contará com uma grande porta de carga e sua cabine será totalmente acessível para cadeirantes.

“Com o mundo focado na sustentabilidade e no meio ambiente, vemos oportunidades mais amplas com a criação de terminais marítimos acessíveis, em vez de infraestrutura complexa”, acrescentou.

A Noruega está idealmente localizada para ser pioneira em hidroaviões ecológicos de última geração, com mais de 1.000 fiordes e 450.000 lagos. Rotas potenciais incluem Bergen a Stavanger, usadas por 550.000 passageiros anualmente. Além disso, cerca de 500.000 viajam de ônibus (uma viagem de três horas) e 70.000 de barco. “NoEmi” reduziria o tempo de viagem para menos de uma hora.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Passageira da primeira classe alega racismo após comissário pedir para ela...

0
Desde o incidente a bordo, a passageira relatou trauma e dificuldades para dormir, expressando nervosismo em voar novamente.