Em incidente grave, tripulação de A320 realiza descida rápida após pressão excessiva na cabine

Imagem: Anna Zvereva, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um Airbus A320-200 da Air Arabia passou por uma situação de emergência, após precisar realizar uma rápida descida por conta de pressão excessiva a bordo. O incidente ocorreu no último dia 1º de outubro, mas somente agora foi reportado.

A ocorrência se desenvolveu a bordo da aeronave registrada sob a matrícula A6-AOE, quando operando o voo G9-1734, que partiu de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, com destino a Jidá, na Arábia Saudita.

Segundo dados o The Aviation Herald, durante o voo, a 38 mil pés (cerca de 11,58 km) de altitude e prestes a iniciar a descida, a tripulação recebeu uma mensagem de alerta do sistema ECAM (Equipment Centralized Aircraft Monitoring) indicando “CAB Pressure Excess” (Excesso de Pressão na Cabine) e um aviso de “Cabin Altitude” (Altitude da Cabine).

O ECAM é um sistema avançado de monitoramento a bordo de aeronaves, projetado para fornecer informações cruciais aos pilotos sobre o estado de vários sistemas da aeronave em tempo real. Ele desempenha um papel essencial na segurança dos voos ao alertar a tripulação sobre quaisquer anomalias ou emergências.

Diante da situação crítica, a tripulação tomou medidas imediatas, iniciando uma descida de emergência e acionando as máscaras de oxigênio para os passageiros. Após a ação, o Airbus continuou sua rota até Jidá, onde pousou com segurança na pista 34L. Não houve ferimentos entre os passageiros e a tripulação.

O incidente foi classificado como um grave pelas autoridades da Aviação Civil da Arábia Saudita (AIB) e segue em investigação.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias