Em marco histórico, avião Embraer KC-390 recebe o Certificado de Tipo Militar completo

Na quinta-feira, 23 de março, o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira, entregou à Embraer o Certificado de Tipo do Embraer KC-390, versão FOC (Full Operational Capability).

Isso significa que a aeronave está totalmente operacional em todas as atividades previstas para ela, incluindo o transporte de carga, pessoal, médica, busca e salvamento, reabastecimento em voo de caças e helicópteros, lançamentos aéreos e combate a incêndios.

Para celebrar o importante marco do projeto, uma cerimônia foi agendada para a tarde do dia 30 de março nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do Estado de São Paulo.

O C-390 Millenium, KC-390 na FAB, é a nova geração de aeronave militar de transporte multimissão que traz mobilidade, alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais em uma única plataforma moderna.

O modelo possui certificação militar plena desenvolvida desde o início suportado por dupla certificação. Este processo híbrido une os esforços das autoridades de aeronavegabilidade civil e militar e visa a realização com segurança de todas as missões militares. A plataforma básica do C-390 foi certificada pela autoridade de aeronavegabilidade civil brasileira em conformidade com as normas do FAA 14 CFR parte 25.

A certificação militar complementa a certificação civil com normas militares, especificações e critérios para cobrir a realização da missão militar, itens e sistemas militares.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias