Em parceria com o zoológico de Brasília, Latam transporta fêmea de Cuxiú para a capital

O programa Avião Solidário da LATAM transportou gratuitamente para a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), nesta sexta-feira (24), uma fêmea de Cuxiú da espécie Chiropotes sagulatus. O animal estava sob os cuidados do CETAS/IBAMA do Amazonas e o seu transporte de Manaus para a capital federal tem como objetivo a reprodução desta espécie e pesquisas da instituição. 

O Cuxiú é uma espécie de macaco típica do Bioma Amazônico. A fêmea transportada de Manaus para Brasília foi por muito tempo domesticada e não apresenta condições de sobrevivência caso seja reintroduzida em seu habitat natural. Por isso, foi entregue ao IBAMA, que optou pelo seu envio ao Jardim Zoológico de Brasília para formar casal e reprodução com um macho da mesma espécie que já reside na instituição.

Além disso, o Chiropotes sagulatus é um macaco pouco estudado e é do interesse dos pesquisadores locais produzir mais conhecimento sobre o seu comportamento. O animal foi embarcado com segurança pela LATAM em um voo que partiu de Manaus às 3h13 e pousou em Brasília às 6h49.

Os animais são transportados com cuidado, com parte do porão de cargas da aeronave reservado exclusivamente para esta operação, em que uma posição é destinada para o seu acondicionamento, sempre visando a sua segurança e redução dos tempos de exposição, minimizando o estresse. 

Informações da Latam

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ANAC abre consulta pública para implementação do Sandbox Regulatório na aviação

0
Segundo a ANAC, o novo modelo autorizará empresas e organizações a testarem modelos e tecnologias inovadoras na aviação.