Em poderosa demonstração, Aeroporto de Miami conta 26 milhões de passageiros no 1º semestre

Foto de Hackman via Deposit Photos (sob licença)

Em uma poderosa demonstração de resiliência, o Aeroporto Internacional de Miami registrou forte crescimento até o primeiro semestre de 2023, atendendo a quase 26,2 milhões de passageiros. Isso representa um aumento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2022, ano recorde para o aeroporto. Se esse ritmo continuar, Miami deverá atender a mais de 52 milhões de viajantes até o final do ano.

De acordo com estatísticas recentemente auditadas divulgadas pelo aeroporto, o número de passageiros internacionais aumentou significativamente em 12%, para 11,4 milhões em junho. Em contraste, o número de passageiros domésticos sofreu uma ligeira queda de 3,6%, atingindo 14,8 milhões.

Em resposta ao crescimento, a prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, disse: “MIA continua a liderar o caminho para nossa indústria de turismo local e para o país em termos de crescimento de passageiros e impacto econômico. Estou ansioso para receber visitantes novos e antigos em nosso lindo paraíso e continuar investindo em nossa economia local.”

De acordo com dados do Airports Council International-North America (ACI-NA), Miami foi identificado como o aeroporto de crescimento mais rápido, com mais de 30 milhões de passageiros por ano nos EUA desde 2019, informou o Aviacionline.

Em 2022, Miami quebrou seu recorde anterior de 45,9 milhões estabelecido em 2019, atendendo a quase 50,7 milhões de passageiros. Espera-se que essa impressionante tendência de crescimento continue até o final de 2023.

A American Airlines, uma das principais contribuintes para esse crescimento, anunciou que operará sua maior programação de inverno de sua história em Miami a partir de novembro. A companhia aérea planeja oferecer mais de 380 voos para 150 destinos nos dias de pico. Isso resultará em um crescimento de 10% na capacidade de assentos de Miami neste inverno em comparação com o inverno de 2022, consolidando a American Airlines como a maior transportadora em Miami.

Além disso, a programação de inverno da American Airlines inclui serviço durante todo o ano para duas novas rotas domésticas: Portland e Sacramento; e um serviço sazonal para outras cinco cidades nacionais a partir de novembro e dezembro.

A Norse Atlantic Airways transferirá todos os seus voos do sul da Flórida para Miami em 18 de setembro. A companhia aérea de baixo custo começará com quatro voos semanais para Londres e Oslo. 

A Alaska Airlines também planeja expandir seus serviços em Miami, lançando voos diários para Portland, a partir de 17 de novembro. Essa mudança segue o início bem-sucedido de seus voos diários Seattle-Miami em junho, que marcou seu retorno ao serviço de Miami após um hiato de 10 anos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias