Em voo a 13 mil pés, comandante fica ferido na cabeça após turbulência severa

Dash 8 da WestJet Encore, semelhante ao envolvido na ocorrência – Imagem: Eric Salard, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Uma aeronave que estava descendo para o destino encontrou uma forte turbulência que, embora não tenha ferido os passageiros, feriu os pilotos e também um comissário de bordo no dia 13 de março.

A ocorrência aconteceu a bordo do De Havilland Dash 8-400 registrado sob a matrícula C-GWRE, da companhia aérea regional Westjet Encore. A aeronave estava realizando o voo WS-3613 de Seattle, nos EUA, para Calgary, no Canadá.

De acordo com informações do The Aviation Herald, os pilotos cumpriam a rota quase que na sua totalidade sem intercorrências, entretanto, ao iniciar a decida a 13 mil pés (cerca de 3,96 km) de altitude, a aeronave encontrou uma inesperada turbulência severa.

Segundo os relatos, os pilotos estavam usando os cintos de ombros e subabdominais, e mesmo assim ambos bateram contra o teto da cabine de comando, o que levou o comandante a sofrer ferimentos na cabeça. Um comissário também sofreu lesões ao se chocar com uma das portas do avião. Não há mais detalhes sobre o estado de saúde dos tripulantes.

Apesar do susto a bordo, todos os 62 passageiros não sofreram nenhum ferimento, pois, segundo relata o Conselho de Segurança de Transporte do Canadá (TSB), estavam com os cintos afivelados no momento da turbulência.

A aeronave realizou um pouso seguro no Aeroporto Internacional de Calgary sem novas intercorrências. Posteriormente, a manutenção realizou uma inspeção de turbulência severa, que não revelou nenhum dano, liberando a aeronave para retorno ao serviço.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: RadarBox

Leia mais

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias