Em dia histórico, Boeing 737 da El Al vai sobrevoar a Arábia Saudita

Uma série de momentos históricos têm sido logrados nas últimas semanas, desde que Israel e Emirados Árabes Unidos firmaram um acordo de normalização das relações, que inclui cooperação tecnológica, militar e até a realização de voos diretos entre as duas nações.

Já havíamos feito uma matéria no final de semana, confirmando que o voo aconteceria nessa segunda-feira (31) com um Boeing 737-900 da empresa aérea de bandeira israelense El Al registrado 4X-EHD. Mas ainda faltava uma das mais importante confirmações, ou seja, a resposta do governo saudita para o pedido de sobrevoo da El Al, permitindo que o percurso de Tel Aviv a Abu Dhabi fosse realizado em linha reta.

E, de maneira igualmente histórica, essa confirmação veio na noite desse domingo, tendo sido reportada com grande entusiasmo pelo Jerusalem Post. O jornal israelense menciona a presença de oficiais americanos a bordo como o principal motivo para os sauditas terem aberto esse precedente e diz que a empresa aérea geralmente não se pronuncia sobre as rotas de suas aeronaves por motivos de segurança.

Ainda assim, o possível plano de voo da aeronave foi publicado nas redes sociais, como mostra o tuíte abaixo:

Desta forma, pela programação atual, que já consta do site do aeroporto internacional Ben Gurion em Tel Aviv, o jato decola às 10h da manhã locais de Israel como LY971 na ida, para um voo de 3 horas e meia até Abu Dhabi. Na volta, ele decola como LY972.

Os números dos voos não foram escolhidos ao acaso, mas eles representam os códigos de ligação telefônica internacional de Israel e dos Emirados Árabes, respectivamente.

Quem estará a bordo

Autoridades civis israelenses e americanas estarão a bordo do primeiro voo histórico da El Al de Israel para os Emirados Árabes Unidos, sendo a primeira companhia aérea israelense a sobrevoar o espaço aéreo saudita.

Entre os que estarão no voo estão o Conselheiro Especial da Casa Branca, Jared Kushner, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Robert O’Brien, o Representante Especial dos Estados Unidos para Negociações Internacionais, Avi Berkowitz, o enviado dos Estados Unidos para o Irã, Brian Hook, uma delegação israelense liderada pelo Conselheiro de Segurança Nacional, Meir Ben -Shabbat e altos funcionários israelenses nas áreas de turismo, comércio e energia. Autoridades de defesa não participarão da delegação de segunda-feira, mas irão para Abu Dhabi separadamente nas próximas semanas.

Uma postagem da El Al nas redes sociais mostra que a empresa colocou um adesivo com a palavra PAZ, escrita em inglês, árabe e hebraico logo acima da cabine do piloto.

Não pretendemos entrar em mais detalhes sobre as questões geopolíticas do acordo, mas nos ater à parte relacionada com a aviação. Àqueles que quiserem, podem procurar pelo vasto material disponível na internet, com diversos pontos de vista.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias