Embraer 190 arremeteu a 9 metros de altura sobre outro avião que cruzou a pista no momento do pouso

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) publicou hoje, 4 de agosto, o relatório final sobre uma ocorrência na qual um avião Embraer 190 arremeteu a poucos metros de altura, passando sobre outro avião que entrou na pista durante sua aproximação de pouso.

Segundo reportado pelo The Aviation Herald com base no relatório, o avião comercial envolvido foi o E190 registrado sob a matrícula N179JB, operado pela Jetblue, quando realizando o voo B6-206, de Nashville para Boston, no dia 27 de fevereiro de 2023.

O jato estava em aproximação final para a pista 04R de Boston, com liberação para o pouso já concedida pelo controlador de tráfego aéreo, quando uma aeronave executiva foi liberada para alinhar e aguardar na pista 09, que cruza com a 04R.

Apesar da instrução de alinhas e aguardar, a aeronave executiva iniciou sua corrida de decolagem sem autorização. Quando o controlador da torre notou a situação de incursão em pista, ele instruiu o Embraer a arremeter.

O NTSB informou que o Embraer já estava sobre a pista 04R quando atingiu seu ponto mais baixo e mais próximo, a cerca de 30 pés (9 metros) de altura, após iniciar a arremetida.

Um observador no cockpit filmava a aproximação. Assim, o NTSB forneceu uma captura de tela do vídeo, que mostra o jato executivo cruzando a pista pouco abaixo do Embraer 190:

Segundo relato do comandante da Jetblue, ao entrarem no sinalizador após cruzarem a cabeceira da pista 04R, cerca de 30 pés acima do solo, ele viu um avião cruzando a 04R na pista 09 à sua esquerda e indo para a direita, mas não conseguiu estimar a que distância o avião estava.

O jato executivo era operado pela Hop-a-Jet, partindo para o voo HPJ280. Em seu relato, o comandante disse que recebeu autorização para cruzar a pista 4L na pista de táxi E e, em seguida, pegar a pista de táxi M, para a pista 09. Na pista de táxi M, ele disse que ouviu uma autorização que parecia ser alinhar e aguardar, mas que “provavelmente respondeu à autorização, mas em sua mente, eles foram liberados para a decolagem”.

Ele disse que eles realizaram a decolagem às 18h55, horário local, e durante o cruzeiro receberam uma mensagem do controle de tráfego aéreo fornecendo um número de telefone para ligar após o pouso. Quando fizeram a ligação, a torre de Boston informou que eles haviam decolado sem autorização e fizeram com que um avião que havia sido autorizado a pousar na pista 04 executasse uma arremetida.

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias