Início Indústria Aeronáutica

Empresa traz ao Brasil o veículo aéreo chinês que voa sem piloto e fará a 1ª exibição pública de um eVTOL no país

Imagem: Bruno Van Enck / Divulgação Gohobby

A Gohobby, empresa de distribuição de drones no Brasil e na América Latina, informa que traz pela primeira vez para o país aeronaves elétricas de pouso e decolagem na vertical (eVTOL, na sigla em inglês).

A empresa afirma que realizará um evento exclusivo no início de 2024 em São Paulo, para a primeira exibição pública de um “carro voador” em território nacional.

A Gohobby vem conversando com a fabricante chinesa EHang há algum tempo para trazer o equipamento para o Brasil. Este ano, finalmente, as conversas se concretizaram em um acordo comercial que permitirá à empresa tornar-se distribuidora oficial das aeronaves eVTOL EH216-S da EHang no Brasil.

A EHang é reconhecida por desenvolver sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) que transportam passageiros e é o único fabricante de eVTOL no mundo a obter a certificação do tipo para suas aeronaves eVTOL não tripuladas, autorizando sua utilização para voos com passageiros, sem um piloto a bordo.

O processo de certificação, que durou quase três anos, foi realizado com a Administração de Aviação Civil da China (CAAC). A Gohobby explica que está trabalhando em estreita colaboração com a EHang e a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) para a homologação inicial e certificação do EH216-S no país.

Adriano Buzaid, CEO da Gohobby, diz o seguinte:

Estamos muito felizes por nos associarmos a um dos fabricantes mais renomados de Mobilidade Aérea Urbana do mundo, a EHang. Temos uma confiança imensa nesta tecnologia inovadora e revolucionária, e contamos com uma equipe muito experiente, vinda dos setores de aviação convencional e drones comerciais, que permitirá à Gohobby liderar o desenvolvimento dessa nova forma de mobilidade aérea no Brasil.

O eVTOL revolucionará o mercado de transporte aéreo de passageiros e carga no Brasil, e a Gohobby está entusiasmada em fazer parte deste marco histórico. Desde o primeiro voo que fiz no final de 2010 com um drone, sabia que era questão de tempo até ter a oportunidade de voar com segurança dentro de um deles.

O design de um eVTOL é muito semelhante ao dos drones, mas com uma redundância ainda maior nos sistemas críticos de voo e com sistemas e recursos integrados de segurança, herdados da aviação convencional, para garantir a segurança operacional”.

Inicialmente, o EH216 eVTOL da Gohobby realizará voos de demonstração sem passageiros a bordo. Assim que a certificação do tipo pela ANAC estiver disponível, a aeronave será autorizada para uma ampla gama de operações comerciais, desde turismo e passeios até transporte de aeroporto para a cidade e serviços de entrega emergencial.

O equipamento da EHang transporta até duas pessoas e bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 kg em um alcance de 30 km. Opera com 12 baterias independentes e 16 motores.

O piloto não voa dentro da aeronave, já que o eVTOL é pilotado remotamente e automaticamente, por meio do sistema inteligente de comando e controle da EHang, que permite ao piloto planejar, comandar, validar, executar, monitorar e assumir o controle do voo, em tempo real, a partir do solo.

O EHang 216-S tem uma velocidade máxima de 130km/h. Graças ao design inteligente e à propulsão elétrica do EH216-S, seus custos operacionais são extremamente baixos, permitindo oferecer viagens aéreas de curta distância a preços competitivos em relação aos meios de transporte terrestres existentes.

Vimos uma clara demanda pelo nosso eVTOL, de empresas do agronegócio, petróleo e gás, companhias aéreas, empresas de táxi aéreo, grandes corporações, segurança pública e instituições públicas de segurança e fiscalização, como polícia e bombeiros e hospitalar, que também se beneficiarão da incorporação deste equipamento às suas operações“, conclui o executivo da Gohobby.