Enquanto o avião com Lula decola de Congonhas, alguém entra na fonia da Torre e diz frase política

Nesta terça-feira (3), o presidente recém-empossado Luiz Inácio Lula da Silva viajou a São Paulo, para estar presente no velório do jogador Pelé, realizado em Santos. Em seu deslocamento, o primeiro a bordo de uma aeronave da Força Aérea após a posse, Lula embarcou na aeronave Embraer E190 (ou VC-2, na designação militar).

Após cumprir o compromisso, Lula embarcou novamente rumo a Brasília, decolando do aeroporto de Congonhas. No entanto, um fato chamou a atenção, pois, enquanto a aeronave decolava, alguém entrou na frequência de rádio da Torre de Controle do aeroporto e disse “Vai, ladrão”.

Como não há identificação de quem falou na frequência de rádio, é praticamente impossível identificar de onde partiu a frase. Poderia ter sido algum piloto no aeroporto ou até mesmo uma pessoa externa à operação do aeroporto, caso tenha um radiocomunicador (cujo uso é proibido na frequência operacional dados os riscos para a segurança dos voos).

Tanto a decolagem quanto a fala na fonia foram registrados pelo canal Golf Oscar Romeo do Youtube, como pode ser visto abaixo (esperar pelo carregamento).

NOTA: embora o tuite abaixo diga que foi a controladora de tráfego que disse na fonia, isso não pode ser afirmado, pois não há identificação de quem fala e, no rádio, todas as vozes ficam muito parecidas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias