Entrega de carga espacial faz o exótico avião Beluga voltar aos EUA após 13 anos

O Beluga decolando de Toulouse rumo aos EUA – Imagem: Airbus

Como mostrado na última quinta-feira, 13 de outubro, a exótica aeronave Beluga seria usada em uma missão especial de transporte de uma carga a ser enviada ao espaço. Agora, nessa segunda-feira, 17, a fabricante europeia Airbus comenta sobre como foi o transporte.

A aeronave especial, Airbus BelugaST (A300-600ST), pousou no Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida, neste fim de semana. Ele entregou o satélite HOTBIRD 13G construído pela Airbus para a Eutelsat. Isso aconteceu algumas horas depois que seu “gêmeo”, HOTBIRD 13F, foi lançado com sucesso por um foguete Falcon 9 da SpaceX.

Imagem: Airbus
Imagem: Airbus

Esta missão também marca o retorno do Beluga aos EUA após 13 anos. A última vez foi em 2009, quando transportou o módulo europeu “Tranquility” da Estação Espacial Internacional.

Para o voo desse final de semana, o Beluga usou 30% de combustível sustentável de aviação (SAF), refletindo as ambições de descarbonização da Airbus.

O Beluga no pátio do Kennedy Space Center – Imagem: Airbus

As naves espaciais são os primeiros membros da nova família “Eurostar Neo” de satélites de telecomunicações da Airbus, baseada em uma plataforma de última geração e tecnologias desenvolvidas com o apoio da Agência Espacial Europeia (ESA) e outros, incluindo o Centro Nacional d’Etudes Spatiales (CNES) da França e a Agência Espacial do Reino Unido (UKSA).

Assim que atingirem sua posição orbital, esses dois satélites, com sistemas de energia e controle térmico mais eficientes que seus antecessores, poderão transmitir mais de 1.000 canais de televisão em toda a Europa, norte da África e Oriente Médio. Eles também aumentarão a capacidade da Eutelsat de fornecer conectividade para mais de 135 milhões de pessoas, pois substituem três satélites Eutelsat atualmente em órbita.

Com o advento do novo BelugaXL, baseado na plataforma A330-200 maior, a frota BelugaST existente está progressivamente sendo disponibilizada para serviços de transporte de carga de grande porte globalmente. Desde o lançamento do novo serviço Airbus Beluga Transport em janeiro, o BelugaST tem realizado missões para diversos clientes em todo o mundo, incluindo o Brasil.

Informações da Airbus

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias