Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas da Marinha passa pela primeira Verificação de Eficiência

Aeronave remotamente pilotada modelo ScanEagle – Imagem: Marinha do Brasil

No período de 10 a 14 de abril, realizou-se a primeira Verificação de Eficiência (VE) do 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) da Marinha do Brasil.

Segundo o Comando da Força Aeronaval, a Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIASA), que realizou a VE, foi chefiada pelo Capitão de Mar e Guerra Eduardo Luís Guimarães de Moura, Comandante do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN).

Imagem: Marinha do Brasil

A VE consiste em uma extensa avaliação realizada nas unidades operativas, a fim de verificar o nível de treinamento e preparo de seus recursos humanos, bem como o seu estado de prontidão operativa.

A Verificação ocorre dentro de um ciclo, denominado Ciclo Padrão de Adestramento, que compreende duas fases: a primeira preparatória e a segunda destinada ao contínuo aprimoramento de pilotos e tripulantes, à medida que as atividades operativas são desempenhadas.

Ao final da VE, constatou-se que o Esquadrão se encontra em condições satisfatórias para conduzir suas operações aéreas com segurança, apresentando elementos compatíveis para a sua primeira ascensão de fase do Ciclo Padrão de Adestramento.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias