Está lançada oficialmente a “Emirates” da Arábia Saudita: Riyadh Air

Como já vem sendo anunciado há algum tempo, a Arábia Saudita está se preparando para estabelecer uma segunda companhia aérea nacional e está prestes a assinar um grande contrato de aeronaves com Boeing e Airbus. Neste domingo, os sauditas avançaram no processo, anunciando o nome da nova empresa aérea e realizando o lançamento oficial.

Com o nome oficial de Riyadh Air (usando o nome da capital saudita), a nova empresa promete estabelecer um grande centro de conexões na Arábia Saudita, a exemplo do que fazem hoje as ME3 (Emirates, Qatar e Etihad), e vindo a concorrer com elas diretamente através de conectividade global com, pelo menos, 100 destinos.

Ainda não foram divulgadas as aeronaves que serão utilizadas pela nova empresa, mas espera-se que haja encomendas da Boeing e da Airbus, ultrapassando os US$ 30 bilhões.

“Sua Alteza Real o príncipe herdeiro Mohammad bin Salman bin Abdulaziz, primeiro-ministro e presidente do Fundo de Investimento Público (PIF), anunciou hoje a criação da “Riyadh Air”, uma empresa de propriedade integral do PIF. A nova transportadora nacional alavancará a localização geográfica estratégica da Arábia Saudita entre os três continentes da Ásia, África e Europa, permitindo que Riad se torne uma porta de entrada para o mundo e um destino global para transporte, comércio e turismo”, disse um comunicado do Fundo Soberano Saudita. 

A Riyadh Air será presidida por Yasir Al-Rumayyan, governador do PIF, enquanto Tony Douglas, que traz mais de 40 anos de experiência nas indústrias de aviação, transporte e logística, foi nomeado CEO. A alta administração da companhia aérea incluirá especialistas sauditas e internacionais.

“A Riyadh Air será uma companhia aérea de classe mundial, adotando os melhores padrões globais de sustentabilidade e segurança em sua frota avançada de aeronaves equipadas com a mais recente tecnologia de ponta. Espera-se que a companhia aérea adicione US$ 20 bilhões ao crescimento do PIB não petrolífero e crie mais de 200.000 empregos diretos e indiretos”, disse o PIF.

Como uma subsidiária integral do PIF, a nova companhia aérea nacional deve se beneficiar da experiência em investimentos e capacidades financeiras do PIF enquanto expande as operações da empresa para se tornar uma transportadora nacional líder. A nova companhia aérea nacional representa o mais recente investimento do PIF no setor, juntamente com o recém-anunciado masterplan do Aeroporto Internacional King Salman.

A criação da Riyadh Air faz parte da estratégia da PIF para liberar as capacidades de setores promissores que podem ajudar a impulsionar a diversificação da economia local. Isso permitirá um ecossistema de aviação financeiramente mais resiliente na Arábia Saudita, apoiando a competitividade global do setor de acordo com a Visão 2030. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Saab recebe novos recursos para desenvolvimento do caça Gripen, no valor...

0
O contrato inclui operação e suporte de aeronaves de teste e equipamentos sofisticados, como plataformas e simuladores, que serão usados