Sindicato ingressa com ação contra a Líder por pagamento das horas de trabalho; empresa nega irregularidade

A Líder Táxi Aéreo respondeu ao ofício enviado pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), referente a possíveis irregularidades na criação de um termo aditivo ao contrato de trabalho dos tripulantes. No entanto, diante da resposta, o SNA informou por nota que vai acionar a justiça contra a empresa de aviação.

Segundo relatos dos aeronautas, a empresa estaria incorporando o pagamento das horas de reserva e sobreaviso ao salário base, o que vai de encontro à Lei do Aeronauta. De acordo com a legislação, essas horas devem ser remuneradas separadamente do salário base, como uma remuneração variável, baseada no valor da hora de voo.

Na resposta enviada ao SNA no último dia 17, a Líder afirmou que todos os contratos vigentes estão de acordo com as normas legais e que está disponível para eventuais esclarecimentos.

“A Líder esclarece que a referida denúncia não tem amparo fático ou legal, vez que todos os contratos de trabalho vigentes estão de acordo com as normas legais aplicáveis”, disse a empresa.

Diante da resposta da companhia, o SNA informou que vai tomar as medidas judiciais cabíveis, por entender que o descumprimento pode ser evidenciado.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Por atrasos na Boeing, American Airlines muda rede de voos para...

0
A American Airlines está promovendo uma grande mudança na sua malha de voos internacionais por atrasos da Boeing com o 787 Dreamliner.