EUA entregam ao Vietnã o primeiro pedaço de terra de antiga base aérea, limpo de desfolhantes

No dia 7 de março, autoridades do Vietnã e Estados Unidos realizaram uma cerimônia histórica de entrega de terreno limpo de contaminação por dioxinas na antiga base aérea militar dos EUA em Bien Hoa, na província vietnamita de Dong Nai, no sul do país, noticiou o jornal Quan Doi Nhan Dan.

A cerimônia contou com a participação do vice-ministro da Defesa Nacional, Hoang Xuan Chien, que expressou esperança de que os Estados Unidos continuem a intensificar o apoio ao Vietnã no combate à poluição por dioxinas. No total, quase 5,3 hectares da antiga base foram desmatados como resultado da primeira fase do projeto de neutralização das consequências da “guerra química” da época da Guerra do Vietnã.

A área transferida na parte sudoeste do aeródromo de Bienhoa foi de quase 3 hectares. O programa para eliminar as consequências da guerra química foi implementado com o apoio financeiro dos Estados Unidos, desde 2012. Durante os anos de guerra, armazéns para armazenar desfolhantes foram instalados na base aérea de Bien Hoa, assim como em Phucat e Da Nang, na parte central do Vietnã.

Os aviões da Força Aérea dos Estados Unidos levavam a bordo os desfolhantes e os pulverizaram sobre a selva com o objetivo de destruir a vegetação e privar os guerrilheiros vietnamitas de abrigo. Segundo estimativas aproximadas, cerca de 4,8 milhões de vietnamitas foram expostos a substâncias tóxicas durante os anos da guerra.

No âmbito deste projeto, a área adjacente ao aeroporto de Da Nang foi limpa, onde os especialistas aplicaram com sucesso a tecnologia de dessorção térmica. O trabalho de limpeza de Bien Hoa, iniciado em dezembro de 2019, segue uma metodologia semelhante e vai durar cerca de dez anos.

De acordo com os planos, até 2029, os especialistas terão que processar 515 mil metros cúbicos de terreno em uma área de mais de 50 hectares.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias