EUA faz hoje voos com aviões militares na Guiana, ao lado da Venezuela

USAF photo by Senior Airman Mary Begy

Aeronaves militares americanas serão vistas hoje nos céus da Guiana, que está sendo desafiada pela Venezuela sobre o território de Essequibo. A informação foi divulgada pelo próprio Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) através da Embaixada Americana na Guiana. O comunicado afirma que junto das Forças de Defesa da Guiana (GDF) serão realizadas operações de voo na data de hoje.

O exercício constrói um engajamento rotineiro e operacional para melhorar a parceria de segurança entre os EUA e a Guiana, fortalecendo a cooperação regional”, afirma a nota oficial.

Detalhes extras não foram informados e os dados do início desta semana apontam que nenhum porta-aviões americano está próximo da Guiana, descartando inicialmente a presença de aviões da Marinha e dos Fuzileiros Navais, restando a Força Aérea (USAF) como componente aéreo na região.

Ontem, durante uma coletiva de imprensa sobre o helicóptero que caiu em Essequibo, território da Guiana reclamado pela Venezuela, o governo guianês informou que estão no país os militares americanos do SOCOM, que é o Comando de Operações Especiais dos EUA, que reúne pessoal de elite do Exército, Marinha, Fuzileiros e USAF.

Normalmente, as missões do SOCOM são feitas com suporte de helicópteros do 160º Regimento de Aviação de Operações Especiais (160th SOAR), conhecidos como Night Stalkers. Mas também existe o AFSOC, que é o Comando de Forças Especiais da USAF, que conta com uma série de aviões incluindo várias versões do cargueiro C-130 Hércules.

O AEROIN entrou em contato com o SOUTHCOM, e assim que os militares americanos responderem, esta reportagem será atualizada.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias