FAB utiliza Black Hawk e C-105 para garantir a vida de gestante indígena e seu bebê

O C-105 estava prestes a decolar para outra missão, mas os militares mudaram os planos para aumentar a chance de garantir a vida dos indígenas.

Aeronave C-105 Amazonas da Força Aérea Brasileira – Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, no dia 28 de abril, realizou uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de uma indígena gestante da comunidade Akatu-Cachoeira, localizada próximo à região de Yauaretê, no estado do Amazonas (AM), acompanhada pela médica responsável.

O Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1º/9º GAV) – Esquadrão Arara, sediado na Base Aérea de Manaus (BAMN), foi o responsável pela missão, de natureza urgente porque a paciente apresentava complicações no parto, que geravam risco à sua vida e à do bebê.

A gestante e a médica do Distrito de Saúde Especial Indígena Alto Rio Negro (DSEI-ARN) foram transportadas por uma aeronave H-60L Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera, do povoado de Akatu-Cachoeira para Yauaretê, onde seria abastecida antes de prosseguir para São Gabriel da Cachoeira (AM).

Ao chegar no Aeroporto de Yauaretê, uma tripulação do C-105 Amazonas do 1°/9° GAV, que já estava pronta para decolar para São Gabriel da Cachoeira em outra missão, interrompeu os procedimentos de acionamento dos motores e prontificou-se a transportar a paciente, para agilizar a EVAM, sem a necessidade de aguardar o abastecimento da aeronave do 5°/8° GAV.

De acordo com a FAB, o voo foi realizado com sucesso até São Gabriel da Cachoeira, onde toda a estrutura de apoio, previamente coordenada durante o voo, estava a postos para deslocar a gestante do aeroporto até o Hospital Geral e Urgências (HGU), no qual foi atendida e obteve sucesso no parto.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador André Luiz Parreira De Souza, expressou sua satisfação. “São essas situações que nos motivam e nos orgulham de pertencer a um Esquadrão com tamanha importância no contexto da Amazônia Brasileira, como o Esquadrão Arara“.

EVAM

Evacuação Aeromédica (EVAM) é a ação que consiste em empregar meios de Força Aérea para remover e transferir pessoas feridas ou doentes para locais onde possam receber assistência médica adequada.

Informações Da Força Aérea Brasileira

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Alckmin defende texto aprovado na Câmara para o PL do Combustível...

0
O vice-presidente da República e ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin