Federação de Pilotos reclama do novo filme de aviação “Runway 34” de Bollywood

A Federação de Pilotos Indianos (FIP) emitiu um comunicado em que faz críticas ao filme “Runway 34” (Pista 34), baseado em eventos reais e estreado no último dia 29 de abril pela indústria de cinema indiana, conhecida como Bollywood.

Segundo a Federação, a produção, apesar de contar com a licença artística de uma obra cinematográfica, não deveria retratar a profissão de piloto de uma forma tão afastada da realidade quanto o fez.

O filme é inspirado no incidente grave do voo 9W-555 da Jet Airways, de Doha para Kochi, quando uma aeronave Boeing 737-800 escapou por pouco de ficar sem combustível em 18 de agosto de 2015, após enfrentar dificuldades para pousar no Aeroporto Internacional de Cochin.

Devido ao mau tempo e visibilidade reduzida, às 5h45 da manhã, após três arremetidas, os pilotos desviaram para o Aeroporto Internacional de Trivandrum, onde também encontraram mau tempo e realizaram mais três arremetidas, incluindo um alerta de risco de colisão com o solo em uma delas, antes do pouso da quarta aproximação.

O vídeo a seguir apresenta o trailer oficial do filme recém-estreado, e logo abaixo da gravação, o AEROIN disponibiliza a tradução integral do texto emitido pela Federação de Pilotos.

“Federação de Pilotos Indianos
Comunicado de Imprensa

Recentemente, um filme Hindi foi estreado com o título “Runway 34”.

A profissão de piloto de linha aérea está sendo irrealisticamente retratada no filme e pode criar apreensão nas mentes de viajantes nervosos. Embora todos nós apreciemos ser entretidos e apreciemos a licença artística de um diretor de filmes, uma narrativa emocionante não deve ser percebida como uma representação realista do extraordinário profissionalismo dentre os pilotos de linha aérea que realizam milhares de voo responsavelmente e seguramente todos os dias sem incidentes e alarde.

Há mais de 8 mil pilotos na Índia que incorporam os mais altos padrões de responsabilidade, treinamento e profissionalismo. As habilidades de todo piloto são aperfeiçoadas em um nível raramente visto na indústria. Esses padrões são reforçados todos os dias, conforme são confiados aos pilotos do mundo todo as vidas de milhões de passageiros e caros equipamentos.

Reitera-se que o personagem no filme não representa com precisão nossa profissão e que a indústria tem uma política de tolerância zero contra desvios de comportamento e abuso de uso de substâncias. Nossos pilotos são comprometidos com o cumprimento dos mais altos padrões de profissionalismo para honrar a confiança depositada em nós por nossos funcionários, a agência reguladora de aviação e o público em geral.

Comandante C.S. Randhawa
Secretário, FIP”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Piloto do Jumbo que “quicou” na pista em pouso duro estava...

0
O forte pouso do Jumbo em Los Angeles que chamou a atenção do mundo foi causado por um piloto em treinamento, segundo a companhia aérea.