Força Aérea Alemã aposenta os dois últimos A340 e um deles vai para um comprador misterioso

Airbus A340-300 16+02 da Luftwaffe – Foto por Toshi Aoki 

A Flugbereitschaft, Grupo de Transporte Executivo do Ministério Federal de Defesa, da Força Aérea Alemã, a Luftwaffe, retirou prematuramente de serviço dois Airbus A340 após um problema durante uma missão oficial, que foi a “gota d’água” após uma série de intempéries que atrapalharam diversas viagens de autoridades.

No meio de agosto, a Ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, não pôde prosseguir voar planejado saindo de Abu Dhabi para visitas oficiais à Austrália, Nova Zelândia e Fiji. O motivo foi problemas técnicos nos slats das asas do Airbus A340 com a matrícula militar 16+01 e o nome de batismo Konrad Adenauer da Flugbereitschaft.

A Força Aérea, à qual a Flugbereitschaft do Ministério da Defesa está subordinada, reagiu a esse problema com a retirada prematura de seus dois A340. “Vamos retirar os dois A340 do serviço o mais rápido possível, ou seja, nas próximas semanas“, afirmou à época.

Além do A340 de 24 anos 16+01, a Flugbereitschaft possui um segundo A340-300: o de 23 anos 16+02, batizado de Theodor Heuss. Os dois Airbus A340 originalmente deveriam ser retirados de serviço em setembro de 2023 (16+02) e no final de 2024 (16+01), mas ambos já estão desativados.

16+02 voa para Washington

O 16+02 agora se despediu da Alemanha. Conforme informações obtidas pelo aeroTELEGRAPH, a aeronave decolou do Aeroporto de Colônia com o voo GAF-896 com destino a Washington-Dulles, nos EUA, na última quarta-feira (27) e não retornará mais. O avião de longo alcance decolou por volta das 13h15 locais.

Imagem: RadarBox

Nos EUA, o 16+02 será transferido para um comprador não divulgado. A responsável pela venda é a Agência de Recuperação do Governo Federal, conhecida como Vebeg. “Como parte da substituição dos modelos de aeronaves mais antigos do Airbus A340-300, a Vebeg GmbH foi encarregada de vender o 16+02“, disse um porta-voz da Vebeg. “Após o encerramento bem-sucedido do processo de licitação, a aeronave iniciará hoje sua última viagem.” Foi acordado manter sigilo sobre o preço de venda e outros detalhes do contrato.

O 16+02 esteve em Hamburgo de 13 a 25 de setembro e estava visível no pátio da Lufthansa Technik. A subsidiária da Lufthansa pode ter realizado trabalhos na aeronave, mas geralmente não comenta casos desse tipo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Centenas de estudantes participarão da intervenção nos novos aviões do “Dia...

0
Nightwatch é o avião E-4, também conhecido como o avião do “Dia do Juízo Final”, que atua como centro de comando aéreo para o presidente