Força Aérea Brasileira promove a primeira mulher Major-Brigadeiro da história das Forças Armadas do Brasil

Imagem: Johnson Barros / FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, pela primeira vez na história, o Brasil tem uma Oficial-General das Forças Armadas de 3 estrelas, após a Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins ter sido promovida ao posto no sábado da semana passada, dia 25 de novembro.

A Força Aérea ressalta que a trajetória da militar é repleta de exemplos de pioneirismo: ela foi também a primeira mulher promovida ao Generalato na Força Aérea Brasileira, em novembro de 2020, a primeira a comandar uma Organização Militar na FAB, em janeiro de 2015, e também faz parte da primeira turma mista – masculina e feminina – do Quadro de Oficiais Médicos da Instituição.

Quando foi promovida a Brigadeiro, em 2020, a militar comentou o seguinte sobre a importância daquele momento:

“As conquistas são oriundas do trabalho e brotam de maneira natural e paulatina. São resultados que geram orgulho e me impulsionam rumo a novos desafios. Cada um desses êxitos compartilho com as pessoas extraordinárias que fizeram e fazem parte do meu caminho, que me apoiam e ajudam a cumprir a missão.”

Agora, a Major-Brigadeiro analisa:

“Em 2020, quando ascendi ao Generalato, foi um marco na minha carreira. A partir dali, um impulso ímpar surgiu em mim. O entusiasmo já trago naturalmente, mas realmente poder participar de esferas de maior poder decisório tem sido fundamental para garantir os interesses da Organização e delinear rumos”.

Com a nova escolha e com a promoção a Major-Brigadeiro, último posto da carreira para o quadro de Médicos, ela explica que tem uma sensação muito emocionante de reconhecimento pelo trabalho realizado:

“Se eu pudesse definir a minha carreira em uma palavra seria ‘comprometimento’. Na força Aérea Brasileira eu me dedico a ela e à sociedade brasileira e tenho muito orgulho de estar trilhando este caminho. Agora, nesse novo posto, eu ainda ganho outro impulso: de continuar contribuindo para que a nossa missão seja cumprida com cada vez mais profissionalismo”.

Imagem: Johnson Barros / FAB

A Oficial-General ressalta, ainda, a importância do papel feminino na Instituição:

“Se eu pudesse dizer algo para as gerações de novas militares, eu diria: persistam, tenham coragem, capacitem-se de forma continuada porque as oportunidades existem. É possível e eu sou o exemplo. E a presença de homens e de mulheres ombreados, trabalhando juntos, é o que torna a Força mais resiliente, mais moderna e coerente com a evolução da sociedade”, conclui.

No vídeo a seguir, divulgado pela FAB em 2015, é possível acompanhar Carla Lyrio Martins falando sobre aquele momento em que se tornou a primeira a comandar uma Organização Militar na FAB:

Carreira

A Major-Brigadeiro Carla ingressou na Força Aérea em 1990 e foi promovida ao Posto de Brigadeiro em 2020. É especialista em Medicina Aeroespacial, Hematologia e Hemoterapia e possui Pós-Graduação em Vigilância Sanitária e Epidemiológica e em Desenvolvimento Gerencial na Gestão de Serviços de Saúde.

Atuou como Médica do Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação – Esquadrão Poker, em Santa Maria (RS), e integrou o corpo clínico do Esquadrão de Saúde da Academia da Força Aérea (AFA), da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG).

Foi Diretora da Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes; Diretora do Hospital central da Aeronáutica; Subdiretora de Saúde Operacional da Diretoria de Saúde da Aeronáutica e Diretora do Hospital de Força Aérea do Galeão, entre outras funções.

Com a nova promoção, foi designada Diretora da Escola Superior de Defesa, cargo que assumirá em breve.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias