Fuzileiros navais dos EUA visitam a Archer para ver a aeronave eVTOL que deve voar nas forças armadas do país

Imagem: Archer

A Archer Aviation, fabricante norte-americana de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou ontem, 7 de agosto, que apresentou, na última sexta-feira, 4, sua aeronave Midnight a um grupo de líderes do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC).

A visita do USMC ocorre logo após o anúncio da Archer na semana passada de seu acordo com a Força Aérea dos EUA (USAF), avaliado em até US$ 142 milhões. A visita é uma indicação do crescente interesse na aeronave eVTOL da Archer entre as forças armadas dos EUA.

Com a Archer concluindo recentemente a fabricação de sua primeira aeronave Midnight, o pessoal do Departamento de Defesa (DoD) indicou que reconhece que, com suas capacidades de decolagem e pouso vertical, carga útil de aproximadamente 1.000 libras (450 kg), sistema de propulsão elétrico proprietário e baixo perfil de ruído, a aeronave representa uma potencial mudança de paradigma na aviação militar e operações.

Segundo a fabricante, essas aeronaves prometem aumentar a resposta rápida, a agilidade e a eficácia operacional em uma ampla gama de perfis de missão, desde transporte de pessoal e suporte logístico até operações de resgate e muito mais. A expectativa é que a aeronave forneça uma alternativa muito mais segura e silenciosa aos helicópteros, além de ser mais econômica para os militares dos EUA transportarem, operarem e manterem em campo.

Imagem: Archer

“O baixo custo, baixo ruído e alta segurança do Midnight o torna uma aeronave muito atraente para todos os ramos das forças armadas dos EUA integrarem em sua frota”, disse Clay Hutmacher, general aposentado de 2 estrelas e membro do Conselho Consultivo de Serviços Governamentais da Archer. “Continuamos a ver um interesse crescente nas capacidades das aeronaves eVTOL entre as forças armadas.”

O General Hutmacher aposentou-se em 2018 do Exército dos Estados Unidos, tendo servido mais de 40 anos. Ele era um Aviador de Operações Especiais do Exército, que comandou em todos os níveis durante seus três turnos com o 160º Regimento de Aviação de Operações Especiais. Sua última designação de serviço ativo foi como Diretor de Operações no Comando de Operações Especiais dos EUA em Tampa, Flórida.

A Archer afirma que está trabalhando em estreita colaboração com os membros de seu Conselho Consultivo de Serviços Governamentais para se envolver mais plenamente com o governo dos EUA e agências de segurança pública em todo o país para explorar oportunidades de comercializar suas aeronaves eVTOL.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias