GOL obtém autorização para voltar à Colômbia após 12 anos e voar entre Buenos Aires, Bogotá e São Paulo

Imagem: Marco Antônio / Agência Alagoas

A GOL Linhas Aéreas foi homologada pela Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil) para operar voos para Bogotá, Colômbia, a partir de Buenos Aires/Ezeiza, na Argentina, e São Paulo/Guarulhos, com até sete frequências semanais utilizando aeronaves Boeing 737 MAX 8.

Como informa o Aviacionline, este pedido faz parte da quinta liberdade do ar, permitindo que os passageiros viajem de Buenos Aires a São Paulo com escala em Bogotá e vice-versa, ou desçam na capital colombiana (principal objetivo da rota), ou seja, atender os mercados Colômbia-Brasil e Colômbia-Argentina.

Esse pedido destaca como os acordos bilaterais se tornaram obsoletos diante da demanda atual no mercado regional, forçando as companhias aéreas a explorar rotas alternativas para contorná-los. É o caminho inverso que a LATAM Brasil tomou em 2016, quando voou entre São Paulo e Bogotá com escala em Buenos Aires.

Para a GOL, esse movimento significa um retorno ao mercado colombiano após doze anos de ausência. A companhia aérea já operou voos para Bogotá a partir de Manaus e São Paulo de 2009 a 2011, após a aquisição da Varig. Durante esses anos, a companhia aérea brasileira também teve uma pequena base regional em Buenos Aires, conectando-se com Assunção, Lima e Santiago.

Essa autorização dá sinal verde para a empresa brasileira anunciar seu rápido retorno ao território colombiano.

A concorrência que a GOL enfrentará

Ambos os mercados que a GOL pretende entrar são atualmente dominados pela Avianca como a principal companhia aérea em termos de capacidade, mas sua parceira de negócios no Grupo Abra.

Atualmente, na rota Bogotá-São Paulo há uma oferta de 10.552 assentos semanais, com a Avianca oferecendo três voos diários com aeronaves Airbus A320neo e Boeing 787-8, e a LATAM operando um voo diário com Airbus A320. Segundo a Anac, entre janeiro e outubro, 388.815 passageiros foram mobilizados nessa rota, com taxa de ocupação de 85%.

Enquanto isso, na rota Bogotá-Buenos Aires há uma oferta de 8.792 assentos semanais, servidos pela Avianca com dois voos diários em aeronaves Airbus A320neo e Boeing 787, e Aerolíneas Argentinas voando do Aeroparque com aeronaves Boeing 737-700. Segundo a ANAC Argentina, entre janeiro e outubro essa rota transportou 319.013 passageiros, com uma taxa de ocupação de 91%.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Já tem data para ser mostrado ao público o 1º modelo...

0
O Lilium Jet, projetado para oferecer baixo ruído e alto desempenho com zero emissões operacionais, representa um salto significativo na