Gol responde ao Sindicato sobre temas operacionais demandados pelos tripulantes

A Gol Linhas Aéreas enviou ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) as respostas para as demandas de tripulantes, apresentadas durante reunião no final de setembro. Os seguintes temas de interesse do grupo de voo estavam em pauta: incompatibilidade de horário na escala e duração do treinamento online dos comissários, problemas do grupo VDC e examinadores/checadores de comissários, que ao retornarem de licença necessitam refazer o curso inicial.

As respostas da Gol foram as seguintes:

Incompatibilidade de horário na escala e duração do treinamento on-line dos comissários: A Gol afirmou que os horários estão aderentes ao publicado no PTO (Plano de Treinamento Operacional), aprovado pela Anac, e publicados no Portal do Conhecimento e que, para apoiar os casos de contingência, em que o tripulante optar por fazer fora das dependências da empresa e tenha eventuais problemas com a internet, será acrescido 30 minutos adicionais na escala a partir de novembro.

Problemas do grupo VDC: Referente aos problemas do grupo VDC, que pela operação específica muitas vezes tem sua remuneração afetada, a empresa afirmou que não encontrou anormalidades que nenhuma mudança de regra ou remuneração desse grupo está em pauta.

Examinadores/Checadores: Sobre os examinadores comissários que retornaram de licença, ou afastamento e precisaram refazer o curso inicial com uma carência de 12 meses, a Gol afirmou que o RBAC 121 não estipula prazo para descredenciamento, mas que aqueles que foram descredenciados no período que estava vigente o processo do comunicado como regra, terão os seus processos de recredenciamento solicitados à Anac e seguirão o processo conforme previsto no PTO.

O SNA informou em nota que vai se reunir novamente com a empresa no próximo dia 18 de outubro para continuar as tratativas das demandas dos tripulantes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias