Governador da Bahia pede a reabertura de oito aeroportos no Estado

Aeroporto Bom Jesus da Lapa – Imagem: Governo da Bahia

O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, em passagem por Brasília, no Distrito Federal, na última quarta-feira (24), onde participou da 14ª reunião do Fórum de Governadores, pediu a reabertura de oito aeroportos, conforme informou o governo estadual.

Jerônimo esteve no Ministério dos Portos e Aeroportos, onde foi recebido pelo ministro em exercício, Roberto Gusmão. Eles trataram da homologação das reformas e da autorização para funcionamento de 8 dos 24 aeroportos que estão sendo recuperados pelo Estado.

As pistas de Paramirim, Buritirama, Morro do Chapéu, Piritiba, Ipiaú, Campo Alegre de Lourdes e Formosa do Rio Preto receberão prioridade nas análises para poderem voltar a operar o mais breve possível.

O governador lembrou que o Governo já entregou dois aeródromos, este ano. “Entregamos os aeroportos de Itaberaba e o de Valente. Em breve, vamos inaugurar mais oito. Estamos organizando um calendário de entregas desses equipamentos tão importantes para a Bahia”, ressaltou.

Aviação regional na Bahia

No final de abril, durante uma reunião com deputados da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi questionado por Eduardo Salles se seria possível preparar os aeroportos da Bahia para receber aviões maiores. 

Com o uso dessas aeronaves, teríamos uma eficiência de voos e a redução dos preços das passagens. Temos que ter um diagnóstico das necessidades estruturais, da adequação das pistas para pousos dos Boeings”, disse ele, elogiando a intervenção dos secretários Sérgio Brito e Maurício Bacelar na manutenção dos voos da Voepass para as cidades Teixeira de Freitas, Barreiras, Lençóis e Paulo Afonso.

Em resposta aos questionamentos dos legisladores, o diretor de terminais e aeroportos da Seinfra, Denisson Oliveira, lembrou que a Bahia é um dos poucos estados que tem um plano aeroviário, que foi concretizado em 2012. São 12 aeroportos em regime de concessão e 76 aeródromos. “Em 2022, restauramos todos eles (aeroportos) e fizemos mais 20 pistas. A Seinfra vem investindo pesadamente nos aeroportos, até porque nós temos um órgão fiscalizador, a Anac (Agência Nacional de Aviação), que sempre nos faz cobranças. Neste momento, temos dois aeródromos que estão em fase de conclusão, Bom Jesus e Senhor do Bonfim”, disse Denisson.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias