Grande avião Antonov 124, que seria recuperado, na verdade está sendo desmantelado na Rússia

O destino do grande avião cargueiro Antonov An-124 de matrícula RA-82042, pertencente à empresa russa Volga-Dnepr e vítima de um acidente em novembro de 2020, foi atualizado nesta semana com novas fotos postadas internet, que o mostram sendo desmantelado no Aeroporto de Tolmachevo, em Novosibirsk.

As fotos abaixo (em código incorporado do Twitter, esperar o carregamento), mostram a situação da aeronave atualmente, já com toda a parte dianteira separada do restante da fuselagem e muitas outras peças já removidas.

O acidente do AN-124

O acidente teve repercussão mundial na época. Imediatamente após a decolagem e retração do trem de pouso, o compressor de um dos motores foi destruído, levando a fuselagem da aeronave a ser seriamente danificada por fragmentos. Em seguida, os pilotos experimentaram falha dos sistemas de comunicação, bem como de todos os sistemas eletrônicos, inclusive de pilotagem.

A tripulação retornou com a aeronave em emergência para um pouso na pista 25 de Novosibirsk, mas o grande jato ultrapassou o final da pista no pouso em cerca de 200 metros.

No verão de 2021, a companhia aérea Volga-Dnepr informou que seria possível restaurar a aeronavegabilidade do Antonov e levá-lo a Ulyanovsk, para que passasse por outros reparos nas instalações da Aviastar. A complexidade, no entanto, se mostrou além das possibilidades de restauração e a companhia decidiu, então, por retirar a aeronave da frota.

Sendo impossível restaurar os elementos estruturais da estrutura da fuselagem nas condições atuais, o avião começou a ser desmantelado em julho. Ainda assim, alguns de seus componentes serão úteis como peças de reposição para o restante da frota da Volga.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias