Há 20 anos, um prefeito desafiava a Lei Federal para dar fim a um icônico aeroporto

Foto: Chicago Mayor Office

Há 20 anos, o prefeito de Chicago, Richard Daley, desafiou a lei federal ao ordenar a destruição do único aeroporto da cidade, o icônico Meigs Field. Na manhã de 31 de março de 2003, escavadeiras foram usadas para escavar a superfície da pista, marcando-a com grandes “X”. Daley disse que a intenção era evitar um processo judicial e economizar dinheiro para a cidade.

Meigs Field foi inaugurado em 1948 e se tornou o aeroporto de pista única mais movimentado dos Estados Unidos. Era o lar da aviação comercial e privada, com a Great Lakes oferecendo o serviços de passageiros em nome da United Express em 2001. Após a destruição da pista, os aviões restantes tiveram que decolar da pista de táxi de 1.500 metros.

A cidade de Chicago foi multada no valor máximo permitido de US$ 33.000 pela destruição ilegal do aeroporto. Essa punição motivou a alteração da lei em nove vezes, denominada de “disposição do Legado Meigs”. Além disso, foi necessário reembolsar a FAA em US$ 1 milhão porque fundos da aviação foram usados para demolir a pista e construir um parque.

O Meigs Field ficou bastante famoso entre os fãs dos simulador de voo, pois era o aeroporto padrão e de início do Microsoft Flight Simulator.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias