Helicóptero militar ataca e incendeia navio que estava roubando petróleo de poço nigeriano

Foto ilustrativa via Airwolfhound, CC BY-SA 2.0 via Wikimedia

O governo nigeriano destruiu uma embarcação suspeita de transportar barris de petróleo bruto ilegalmente. Tiros disparados a partir de um helicóptero militar acabaram por incendiar a embarcação e inutilizá-la. Não há informações sobre qualquer carga a bordo do navio, mas acredita-se que sim, pois ele estava a caminho de Camarões, segundo relata uma matéria da BBC.

O navio foi capturado com seu capitão e membros da tripulação a bordo, mas os danos causados significam que ele pode não ser mais navegável. O ataque partiu de um helicóptero Mil Mi-35P da Força Aérea Nigeriana.

Veículos de imprensa dizem que o cargueiro tinha condição de transportar até 800 mil litros de óleo, embora esse número seja contestado por sites especializados em monitoramento de navios, que dizem que trata-se de uma embarcação pequena. Houve críticas à ação, dizendo que poderia resultar no vazamento de milhares de litros de óleo na água.

O roubo de petróleo tornou-se um problema na Nigéria nos últimos anos. A Nigerian National Petroleum Company (NNPC) já encontrou dutos ilegais que desviavam o insumo. Durante um período, calcula-se que isso poderia ter resultado em 600 mil barris por dia perdidos, caso os contrabandistas tivesse capacidade de lidar com todo esse volume.

Nos últimos meses, cerca de 58 pontos ilegais já foram descobertos por uma força-tarefa do governo que tenta encerrar o roubo de petróleo. O último incidente trouxe à tona novamente a preocupação com a escalada deste tipo de problema na Nigéria. Veja abaixo o momento em que o helicóptero militar ataca o navio.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias