Ideia da Rússia de criar aeroportos em estilo soviético nas províncias ganha força

Foto de Dasgrom, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

A intenção da Rússia de criar um aeroporto retrô nas províncias ganha força. E talvez o maior exemplo disso seja o Aeroporto de Vologda, localizado na região noroeste do país, que pretende resgatar a memória da aviação de um tempo perdido e proporcionar uma experiência única aos passageiros.

A atmosfera nostálgica da antiga União Soviética é sentida em diversos âmbitos da sociedade russa. Desde as músicas mais tocadas nas rádios até a decoração de um café na famosa Praça Vermelha de Moscou, o país demonstra uma certa saudade desses tempos.

E agora, esse sentimento também se reflete na aviação. Em comemoração ao 100º aniversário da Aeroflot, a companhia aérea nacional, foram criados os chamados “voos retrô”, em que os passageiros têm a oportunidade de vivenciar um pouco do passado soviético durante suas viagens.

O check-in no Aeroporto Sheremetyevo, em Moscou, por exemplo, é realizado no estilo retrô, com bebidas e refeições a bordo que remetem aos anos 1970 e 1980 e até mesmo a tripulação usando uniformes da época. Porém, além desses voos especiais, agora a Rússia planeja ir um passo além e transformar um aeroporto inteiro em uma atração turística retrô.

Segundo planos do governo regional, o aeroporto de Vologda, que atualmente conta com apenas uma companhia aérea e conecta a cidade com Moscou, São Petersburgo e Veliky Ustyug, será totalmente remodelado e decorado em estilo soviético. O objetivo é reviver a época de ouro da aviação soviética e, ao mesmo tempo, atrair turistas para a região.

Conforme reporta o site suíço aeroTELEGRAPH, de acordo com Alexander Gutsan, representante do Presidente da Federação Russa no Distrito Federal Noroeste, o aeroporto retrô de Vologda será uma forma de mostrar para as pessoas como eram os centros de aviação durante a era soviética.

Apesar de ter sido inaugurado em 1978, o terminal do aeroporto de Vologda só entrou em operação em 1981. Após anos de funcionamento, hoje ele conta com um número restrito de passageiros, mas a expectativa é que com a transformação em um aeroporto retrô, ele se torne uma atração turística ainda mais popular.

O governador da região de Vologda, Oleg Kuvshinnikov, demonstrou apoio ao projeto e garantiu que as autoridades encontrarão uma maneira de tornar viável a ideia. O aeroporto faz parte de uma ofensiva turística das 11 regiões do Noroeste do Distrito Federal, que visam promover os monumentos históricos e culturais e as belezas naturais da região, tornando-as acessíveis ao turismo.

A previsão é que o novo aeroporto seja inaugurado em breve e impulsione o turismo na região noroeste da Rússia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de