Inaugurado pátio com mais 13 posições para grandes aeronaves de asas rotativas no Aeroporto de Maricá (RJ)

Novo pátio do Aeroporto de Maricá, conforme as cenas do vídeo apresentado abaixo

A Prefeitura de Maricá informa que foi inaugurado nesta terça-feira, 19 de março, pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o Pátio 3 do Aeroporto Laélio Baptista, com capacidade para mais 13 posições de aeronaves.

Segundo explica a prefeitura, a nova área para helicópteros de grande porte coloca o aeroporto em um novo patamar de crescimento, atendendo a demanda da Petrobras para novos contratos.

Com as operações no novo pátio, a previsão é que o número de passageiros chegue a 724 mil, em 2024, já que todas as 13 posições vão ser ocupadas gradativamente até o fim do ano. Para comparação, em 2023 foram 23 mil pessoas embarcando em Maricá, número 360% maior que em 2022, com 5 mil.

Até a entrega do Pátio 3, o local tinha uma única posição para helicópteros do modelo S-92 e outras seis vagas para aeronaves de asa rotativa de menor porte, divididos nos Pátios 1 e 2.

Aeronave S-92 – Imagem: Prefeitura de Maricá

Durante a inauguração, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, disse:

“Para nós é um momento importante, um momento de entrega, de uma expansão do pátio municipal. Esse novo local ocupa uma posição de destaque, inclusive, na sua funcionalidade e na sua ordem de grandeza. São mais treze pontos de parada. Isso transforma esse pátio um dos maiores pátios do território brasileiro. Isso tem a ver com a cadeia offshore que gira em torno de Maricá hoje, de exploração do petróleo. Essa inauguração estabelece um novo modelo, um novo paradigma nessa dimensão. A ordem de grandeza salta em escala e é um marco importante, porque coloca de vez Maricá na rota do desenvolvimento do offshore na exploração do pré-sal brasileiro”.

Imagem: Anselmo Mourão / Prefeitura da Maricá

Atualmente, o aeroporto recebe 21 voos diários, com aproximadamente 450 passageiros por dia. E está em processo de expansão. O presidente da Codemar, Hamilton Lacerda, destacou o aumento dos voos com a inauguração do novo pátio:

“Ele vem seguindo todas as regras da legislação brasileira, aeronáutica, das normas de segurança. São 13 novas posições de helicópteros, helicópteros de grande porte, o ‘maiorzão’ que a gente tem aqui já operando, a aeronave S-92. Vamos passar por uma transformação muito grande, saindo de 20 voos diários a 43 voos diários e com certeza a gente vai transformar esse aeroporto num grande aeródromo do nosso país. Enfim, Maricá tem que acompanhar esse crescimento, esse desenvolvimento e o fruto de tudo isso será para a cidade como um todo. Então é um prazer e a Codemar está muito contente, e tenho certeza que a gente vai continuar trabalhando para aumentar o movimento aqui no nosso aeroporto. Enfim, a Codemar cumpriu o seu papel de criar uma nova economia e uma nova economia para ser dividida e compartilhada entre todos e todas”.

A cerimônia contou com a presença de secretário de Governo, João Maurício; da diretora de Operações da Codemar, Marta Magge; do chefe de Departamento do Controle de Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro Bertolino; do diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Rogério Benevides; de secretários e de vereadores da cidade.

O Aeroporto de Maricá tem localização estratégica, a 50 minutos de voo das plataformas de petróleo do Campo de Búzios, na Bacia de Santos, o maior em atividade no pré-sal. Voos mais curtos significam economia para as empresas que fazem esse transporte.

A prefeitura afirma que o aeroporto também é competitivo em termos de tarifas e pelo recém-entregue posto de abastecimento de aeronaves, que oferece um dos preços mais competitivos do estado no combustível para as aeronaves.

O brigadeiro Ary Rodrigues Bertolino, representante do DECEA, afirmou que entre 5 e 10 anos, Maricá terá uma posição de destaque nacional em termos de circulação de aeronaves.

“Maricá começou com uma pista pequena, foi investindo, e, hoje, eu digo com tranquilidade que eu não conheço, no Brasil ou na América Latina, um aeroporto que tenha uma capacidade de 13 helicópteros de grande porte”, afirmou Bertolino.

Conheça o Pátio 3

Área: 20 mil metros quadrados
Capacidade: 13 aeronaves
Tipo: Helicóptero S-92, que pesa 7 toneladas vazio
Fluxo de passageiros: cada helicóptero leva até 19 passageiros

Sobre o aeroporto

Remodelado e reinaugurado em 2018, o Aeroporto de Maricá (SBMI) iniciou, em março de 2022, as operações de transporte offshore da Omni Táxi Aéreo para as plataformas de petróleo da Bacia de Santos. Em julho de 2023, a Líder Aviação também começou a operar no Aeroporto de Maricá transportando os trabalhadores da Petrobras.

Informações da Prefeitura de Maricá

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de