Ingestão de pássaro causa fraturas em pás de motor de Airbus A320 indiano

Airbus A320 semelhante ao da ocorrência – Imagem: Pedro Aragão, CC BY-SA 3.0, GFDL, via Wikimedia

Um incidente envolvendo uma colisão com aves (“bird strike”) causou danos significativos ao motor de um Airbus A320 da companhia aérea indiana IndiGo. A ocorrência envolveu a aeronave registrada com a matrícula VT-ITB, que realizava o voo 6E-6394, de Guwahati para Delhi, no último domingo, 19 de junho.

De acordo com informações obtidas pelo The Aviation Herald, o jato de pouco mais de 6 anos decolou do Aeroporto Internacional Lokpriya Gopinath Bordoloi, no entanto, a tripulação interrompeu a subida a 2 mil pés (cerca de 600 metros) de altitude, após o motor esquerdo ingerir um pássaro.

Dados da plataforma RadarBox, abaixo, mostram que os pilotos realizaram órbitas de espera e retornaram ao aeroporto de origem, onde o pouso ocorreu sem novas intercorrências.

Trajetória da aeronave envolvida na ocorrência – Imagem: RadarBox

Após o pouso, a manutenção realizou uma inspeção e identificou que a ingestão do pássaro causou a fratura e separação na raiz de duas pás do ventilador do motor. As demais pás também sofreram danos nas suas extremidades. Um vídeo divulgado no Twitter mostra o estrago causado com a ingestão.

Posteriormente, a companhia aérea informou que o motor esquerdo foi danificado quando um pássaro foi ingerido a cerca de 1600 pés (400 metros) acima do nível do mar. Os pilotos efetuaram os procedimentos previstos no manual do fabricante, desligaram o referido motor e retornaram ao aeroporto.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias