Japonesa ANA está testando ônibus de passageiros sem motorista no aeroporto de Tóquio

A All Nippon Airways (ANA), a maior companhia aérea japonesa, está realizando testes com um ônibus elétrico autônomo em colaboração com vários parceiros, no Aeroporto Internacional de Tóqui – Haneda. O período de provas começou em 22 de janeiro e vai até 31 de janeiro. O desenvolvimento deste ônibus elétrico autônomo é parte da iniciativa da ANA em buscar melhorar a conveniência e o conforto dos passageiros.

“A ANA está comprometida em abraçar ativamente as tecnologias mais inovadoras para melhorar todos os aspectos da experiência de viagem”, disse Shinzo Shimizu, vice-presidente executivo sênior da ANA. “Uma vez totalmente implementado, o ônibus elétrico autônomo nos permitirá proporcionar uma experiência de trânsito mais conveniente para nossos passageiros e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência de nossa equipe aeroportuária. Como a sustentabilidade sempre foi uma prioridade para a ANA, continuaremos procurando oportunidades para tornar nosso produtos e serviços mais ecológicos “.

Ônibus sem motorista

A ANA e a SB Drive começaram os testes para o ônibus sem motorista em 2018, com a SB Drive fornecendo a avançada tecnologia “Dispatcher”, que supervisiona as funções de segurança, monitorando obstáculos e possíveis riscos. Outros parceiros no desenvolvimento do barramento elétrico autônomo incluem a Advanced Smart Mobility e o BYD.

A ANA selecionou um percurso específico para o teste, com o ônibus percorrendo um mesmo segmento de 1,9 km dentro da área restrita do aeroporto várias vezes ao longo do dia. Durante o teste, o equipamento será avaliado com base em sua capacidade de executar suas atividades com pouca supervisão humana.

Como a segurança é a principal prioridade, a ANA está mantendo uma vigilância sobre o teste e buscando atender aos mais altos padrões de desempenho. Além disos, os testes são projetados especificamente para replicar cenários comuns do mundo real. Se tudo prosseguir como planejado, a ANA planeja implementar os ônibus elétricos autônomos até o final deste ano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias