
A Voronezh Aviation Plant lançará a produção de carcaças para os motores das aeronaves MC-21 e Superjet. O governador da região de Voronezh, Alexander Gusev, anunciou isso durante uma reunião por videoconferência com o presidente russo, Vladimir Putin, segundo reportou a agência estatal TASS.
“Um dos empreendimentos mais significativos é a nossa fábrica de aeronaves. Acordamos com a empresa Il (antiga Ilyushin) a possibilidade de criar compartimentos para os motores das aeronaves MC-21 e Superjet. E, nesse sentido, planejamos atrair financiamento em empréstimos especiais do tesouro, mas, infelizmente, nas condições de concessão desses empréstimos, os recursos não podem ser tomados para infraestrutura industrial, há um pedido, na forma de projeto piloto, junto ao Ministério da Construção, para trabalhar a possibilidade nesse sentido e a aplicação dos fundos”, afirmou.
O MC-21 é um avião de passageiros de médio curso de nova geração desenvolvido pela Irkut Research and Production Corporation (parte da Rostec United Aircraft Corporation).
No início de 2022, o primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, instruiu o Ministério da Indústria e Comércio e a Rostec a analisar a situação com a substituição de importações de componentes para aeronaves domésticas MC-21 e Sukhoi Superjet.