Joby conclui a entrega à FAA dos planos de certificação do 3º estágio do processo de sua aeronave elétrica

Imagem: Joby Aviation

A Joby Aviation, empresa norte-americana que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para transporte comercial de passageiros, anunciou nesta semana que apresentou todos os seus Planos de Certificação à Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

O anúncio marca mais um progresso para a conclusão da terceira das cinco etapas necessárias para certificar suas aeronaves de cinco lugares para uso comercial.

Na terceira etapa (Planos de Certificação) do processo de certificação de tipo FAA, a empresa detalha os testes, análises e relatórios de projeto que pretende realizar para demonstrar o cumprimento de cada norma de segurança aplicável às aeronaves, conforme definido no segunda etapa (Meios de Cumprimento).

As submissões do estágio três da Joby incluem cerca de uma dúzia de Planos de Certificação Específicos de Área (ASCPs), que cobrem aspectos de hardware e software de cada sistema a bordo da aeronave eVTOL, incluindo seus controles de voo, sistema de armazenamento e distribuição de energia e sistema de propulsão.

Também como parte dos Planos de Certificação que compõem a terceira etapa, a Joby entregou os planos detalhados para segurança cibernética de aeronaves e segurança de sistemas.

Em fevereiro, a Joby se tornou a primeira empresa eVTOL a concluir a segunda etapa do processo de certificação da FAA, depois de se tornar a primeira a concluir a primeira etapa e ter sua Base de Certificação publicada no Registro Federal.

O planejamento da Joby é continuar liderando o caminho na certificação de aeronaves eVTOL com a FAA para o lançamento do serviço comercial em 2025.

Na semana passada, a primeira aeronave da Joby construída em sua linha piloto de produção em Marina, na Califórnia, obteve o Certificado de Aeronavegabilidade Especial da FAA, liberando-a para iniciar os testes de voo. A aeronave deverá ser entregue à Base Aérea de Edwards como parte do contrato da Joby com a Força Aérea dos Estados Unidos no valor de até US$ 131 milhões.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ucrânia compra 4 mil drones chineses DJI Mavic para equipar suas...

0
O Ministério da Defesa da Ucrânia assinou contratos para o fornecimento de 3.000 drones UAV DJI Mavic 3E e outros 1.000 DJI Mavic 3T.