Uma aeronave KC-30, como são designados pela Força Aérea Brasileira (FAB) os seus dois Airbus A330-200, voou rumo ao Egito e depois à Etiópia nos últimos dias, em antecipação à primeira viagem internacional do Presidente Lula em 2024, aos dois países africanos a partir de hoje.
Segundo histórico das plataformas de rastreamento online de voos, o grande jato militar da Força Aérea, de matrícula FAB 2902, partiu de Brasília na madrugada da sexta-feira, 9 de fevereiro, e pousou em Cairo, no Egito, às 17h53 (horário local), onde permaneceu até o dia seguinte.
No sábado, 10, a partida da capital egípcia ocorreu no início da noite, com destino a Addis Abeba, na Etiópia, onde o pouso foi realizado no início da madrugada do domingo, 11. Na capital etíope, o KC-30 permaneceu até a manhã da segunda-feira, 12, quando partiu de volta para Brasília.
O movimento ocorreu às vésperas da partida do Presidente e do vice Geraldo Alckmin, que voaram ao Egito na tarde desta terça-feira, 13 de fevereiro, para reuniões de trabalho com o presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, e depois passarão pela Etiópia, onde participarão da reunião da União Africana. Os dois países são os novos parceiros do BRICS.
Embarco para o Egito nesta terça-feira de carnaval. Na sequência visito a Etiópia para a reunião da União Africana. Sempre trabalhando junto com o Dr. Geraldo. O Brasil tem fortes relações históricas e culturais com o continente africano e devemos retomar o potencial dessa… https://t.co/VGLbxeGFfa
— Lula (@LulaOficial) February 13, 2024
A ida de uma aeronave da FAB antes das viagens do Presidente é um procedimento padrão, para envio de equipes que apoiam as comitivas brasileiras.