Latam Airlines espera receber 72 aeronaves novas nos próximos seis anos; veja quais modelos

Nesta quarta-feira (9), a Latam Airlines divulgou seus resultados financeiros para o fechamento do ano de 2021, junto com algumas outras informações operacionais. Dentre elas, uma atualização sobre o plano de frota da compahia para os próximos anos.

Vale recordar que a frota total da Latam, considerando suas operações em vários países, foi reduzida de 342 aeronaves no final de 2019 para 304 aeronaves em 31 de dezembro de 2021, sobretudo por conta da pandemia e as restrições de viagem.

Dado o pedido de reorganização voluntária e reestruturação de sua dívida sob a proteção do Capítulo 11 nos Estados Unidos, a LATAM está atualmente avaliando as necessidades de frota adequadas para os próximos anos. 

Aeronaves a chegar

Acordos sobre seus compromissos de frota foram alcançados com a Boeing para duas aeronaves 787 Dreamliner e Airbus para um total de 70 aeronaves da família A320-Neo, que são 20% mais eficientes em termos de combustível. 

As datas de entrega são esperadas até 2028, embora possam ser modificadas como resultado das discussões em andamento realizadas com os fabricantes de aeronaves no contexto da situação atual.

Atualmente presente em cinco mercados domésticos da região – Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru – a Latam pode destinar as aeronaves a qualquer operação, dependendo da recuperação de cada mercado.

O quadro abaixo mostra a frota total do Grupo Latam.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Grupo IAG, da Iberia, passa a deter 20% das ações da...

0
O International Airlines Group anunciou na terça-feira (16) que exerceu sua opção de resgatar o empréstimo sem garantia de 100 milhões