Lilium, do jatinho elétrico de 30 motores, anuncia acordo para vertiportos na Itália e Riviera Francesa

Imagem: Lilium

A fabricante alemã Lilium, desenvolvedora do primeiro jatinho elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), e a UrbanV, empresa de design e gerenciamento de vertiportos, anunciaram nesta semana que a mobilidade elétrica está tomando forma na Itália e na Riviera Francesa.

Em uma parceria assinada com objetivo de alavancar a Mobilidade Aérea Avançada (AAM) na região, as empresas vão desenvolver a infraestrutura de vertiportos que permitirá redes eVTOL sustentáveis para aeronaves Lilium e seus clientes com foco inicial na Itália e na Riviera Francesa, onde a UrbanV iniciará suas operações, com potencial para outros mercados no futuro.

A UrbanV foi fundada por Aeroporti di Roma, SAVE Group, Bologna Airport e Aeroports de la Côte d’Azur para o desenvolvimento de vertiportos. A Lilium se beneficiará de sua forte presença e dos principais acessos aos aeroportos de Roma, Veneza, Bolonha, Nice, Cannes, St. Tropez e arredores.

Os vertiportos – áreas de decolagem e pouso para aeronaves eVTOL, do tamanho de um heliporto – são um componente chave na realização do enorme potencial da AAM. Os vertiportos fornecem acesso a serviços sustentáveis, de alta velocidade e acessíveis para conectar comunidades.

Assim, a parceria da Lilium e da UrbanV facilitará a movimentação de pessoas de forma mais rápida e eficiente, ao mesmo tempo em que será fundamental para a entrega de alguns dos primeiros voos eVTOL premium na Europa.

Sebastien Borel, CCO da Lilium, “a UrbanV traz uma riqueza de talentos e forte conhecimento técnico para tornar realidade nossa ambição de oferecer viagens aéreas regionais sustentáveis”.

Ivan Bassato, presidente da UrbanV, disse que “vê a Lilium como um dos principais fabricantes de eVTOL do mundo”.

A Lilium, com sua aeronave eVTOL de 30 motores elétricos, já tem redes de lançamento planejadas anunciadas na Alemanha, Estados Unidos, Brasil e Reino Unido, sendo a Azul Linhas Aéreas uma das empresas interessadas na operação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias