Lilium obtém aumento de capital de $192 milhões para o projeto do jatinho elétrico

Concepção gráfica do Lilium Jet com logo da Saudia – Imagem: Lilium

A fabricante aeronáutica alemã Lilium, desenvolvedora do jato totalmente elétrico de decolagem e pouso na vertical (eVTOL), anunciou nesta semana que organizou com sucesso um aumento de capital no valor total de $ 192 milhões.

A aeronave, denominada Lilium Jet, deverá ser vista operando no Brasil, pois a Azul Linhas Aéreas informou, em agosto de 2021, planos de parceria estratégica com a empresa alemã, para construir uma malha exclusiva no Brasil com uma frota de 220 aeronaves elétricas, em um valor total de até US$1 bilhão.

Segundo a Lilium, este aumento de capital representa um passo significativo para garantir o financiamento total do Lilium Jet para o lançamento comercial. Juntamente com os $ 100 milhões financiados no início de maio, isso elevará o total arrecadado este ano para $ 292 milhões.

O capital levantado permitirá que a Lilium continue seu programa de desenvolvimento em pleno ritmo, cobrindo grande parte do capital estimado necessário para realizar seu primeiro voo tripulado da aeronave compatível com o tipo, que a Lilium continua a caminho de alcançar no segundo semestre de 2024.

Posteriormente, a Lilium espera receber pagamentos substanciais de pré-entrega (PDPs) que financiarão uma parte significativa de suas futuras necessidades de capital, incluindo a fabricação de suas aeronaves em conformidade com a aprovação de tipo.

Os participantes da rodada ampliada incluíram os principais investidores de tecnologia alemães Earlybird Venture Capital, BIT Capital, UVC Partners e Frank Thelen, vários investidores institucionais liderados por B. Riley Securities e o investidor de mobilidade eletrônica E-vestment BV. Vários membros do conselho e executivos seniores da Lilium também participaram.

Conforme anunciado anteriormente, a Aceville Pte. Limited, uma afiliada da Tencent Holdings Limited, financiará $ 75 milhões adicionais para pré-pagar parcialmente o preço de exercício total dos warrants emitidos anteriormente, com tal financiamento esperado em breve.

O CEO da Lilium, Klaus Roewe, declarou: “Nossa missão contínua é apoiar a descarbonização da indústria da aviação com nosso revolucionário Lilium Jet. Estamos entusiasmados por ter um apoio tão forte para continuar essa missão de investidores novos e existentes, inclusive em nosso próprio quintal aqui na Alemanha.”

A Lilium informa que divulgará sua Carta aos Acionistas do segundo trimestre de 2023 antes da abertura do mercado na próxima terça-feira, 25 de julho.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias