Lilium se torna a única fabricante com base de certificação EASA e FAA para aeronave eVTOL de elevação motorizada

Concepção gráfica do Lilium Jet voando nos EUA – Imagem: Lilium

A fabricante aeronáutica alemã Lilium, desenvolvedora do primeiro jato totalmente elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou neste início de semana que recebeu da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration) a Certificação G-1 Base necessária para validação do certificado de tipo de seu Lilium Jet pela FAA.

Em 2020, a principal autoridade de aeronavegabilidade da Lilium, a Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA – European Union Aviation Safety Agency), também já havia emitido sua base de certificação para o Lilium Jet.

Para permitir operações globais, a Lilium está buscando a certificação simultânea do Lilium Jet por meio da validação pela FAA sob as disposições do Acordo Bilateral de Segurança da Aviação entre a UE e os EUA.

A Lilium destaca que é uma das poucas empresas de equipamentos eVTOL no mundo que buscam certificação dupla na UE e nos EUA e a primeira com certificação EASA e FAA para uma aeronave eVTOL de elevação motorizada.

Ambas as Bases de Certificação resultam de um relacionamento colaborativo que a Lilium estabeleceu ao longo dos anos sob a liderança dos experientes engenheiros aeroespaciais seniores da Lilium, que desenvolveram e entregaram algumas das aeronaves mais bem-sucedidas e complexas do mundo.

Alastair McIntosh, diretor de tecnologia da Lilium, comentou que este é um passo importante em direção ao objetivo de obter a certificação antecipada das aeronaves nos principais mercados, para apoiar uma entrada em serviço mundial.

“Somos gratos por ter encontrado grandes parceiros em ambos os lados do oceano para eletrificar os céus. De acordo com a prática da FAA, agora haverá um processo colaborativo em que a Lilium e a EASA fornecem feedback à FAA antes que o G-1 seja emitido para consulta pública. Esperamos continuar a colaboração com a FAA e a EASA”, disse McIntosh.

O CEO da Lilium, Klaus Roewe, complementou: “Receber o FAA G-1 demonstra o caminho do Lilium Jet para a aceitação global pelos reguladores aeroespaciais e o início esperado das operações globais no final de 2025 para o revolucionário Lilium Jet”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias