Mais duas aeronaves da Itapemirim têm pedido de baixa de registro na ANAC; total é 5

No meio da última semana, o AEROIN trouxe em primeira mão o pedido de baixa do registro brasileiro de três aeronaves A320ceo que voaram na Itapemirim (PS-MGF, PS-TCS e PS-SPJ). Agora, novamente com exclusividade, informamos que mais dois jatos tiveram o pedido de de-registro solicitado à ANAC na sexta-feira (18).

Os mais recentes com pedido de remoção do registro do RAB são o PS-ITA (msn 2395) e o PS-SFC (msn 2156), ambos pertencentes à DCAL 2 Leasing Limited (Deucalion). Esses também foram os primeiros a deixar o Brasil, ainda no mês de janeiro. Atualmente, eles estão armazenados em Tucson, no Arizona.

Com mais essa confirmação, já são cinco os aviões da Itapemirim que já foram embora do país e têm pedido de de-registro. Restam por aqui apenas dois, sendo um deles o A319 PS-SIL (que já perdeu a marca brasileira e vai voltar ao seu dono em Malta), e outro é o PS-AAF, um A320 que foi canibalizado em São José dos Campos para fornecer peças aos outros aviões.

Por várias semanas, a empresa Itapemirim sustentou que as aeronaves estavam indo para fora do país a fim de passarem por manutenção, mas jamais afirmando que estavam sendo devolvidas aos seus donos (empresas de leasing).

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias