Máquina de café enche a cabine de fumaça e obriga pilotos a desviarem voo logo após a decolagem

Um voo da Lufthansa de Frankfurt para Gotemburgo, na Suécia, foi forçado a fazer um desvio de emergência na tarde de sábado passado, 9 de março, quando a cabine começou a encher-se de fumaça proveniente de uma máquina de café na parte da frente do avião, que havia superaquecido.

Segundo a imprensa sueca, o voo LH-818 da Lufthansa era operado por um Airbus A319 com 27 anos de idade.

De acordo com o The Aviation Herald, a aeronave ainda estava em sua subida inicial após a decolagem do Aeroporto de Frankfurt por volta das 16h50, quando a fumaça começou a sair da galley frontal e a tomar a cabine dos passageiros.

Os pilotos decidiram imediatamente desviar para Hamburgo, onde pousaram com segurança apenas 14 minutos depois. Uma vez em solo, os engenheiros identificaram a máquina de café defeituosa como a razão por trás da emergência.

Existem várias razões para os chamados “eventos de fumaça, fogo e fumaça” a bordo de companhias aéreas comerciais, embora a grande maioria seja causada por problemas na galley.

Frequentemente, os fornos são os culpados, ou, pelo menos, algo dentro dos fornos. Quando há detecção de fumaça na galley, os comissários de bordo são treinados para puxar disjuntores de fácil acesso que cortam a energia de todos os equipamentos elétricos da galley.

Em outros casos, eventos de fumaça têm sido associados ao sistema de ar-condicionado e, no caso da família Airbus A320, a fumaça do motor sugada para dentro da aeronave contaminando o ar-condicionado.

Neste último incidente, não houve relatos de ferimentos e os passageiros concluíram sua viagem em uma nova aeronave. O avião afetado permaneceu em Hamburgo durante a noite antes de retornar a Frankfurt na manhã seguinte.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Secretário dos EUA diz que a Boeing deve cumprir plano da...

0
O Secretário de Transporte afirmou que a Boeing deve cumprir uma ordem governamental para resolver os problemas sistêmicos.