Maranhão apresenta obras finais do Aeroporto de Barreirinhas e lança PMI

Nesta segunda-feira (16), o Governo do Maranhão reuniu empresários do setor de gestão de aeroportos para apresentar a estrutura do Terminal de Passageiros de Barreirinhas, que está com obras em estágio final, além de lançar o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), instrumento por meio do qual interessados apresentarão propostas para modelagem de concessão do aeroporto.

O encontro ocorreu no palácio Henrique de La Rocque e também teve transmissão online. Participaram do lançamento o subsecretário de Estado de Indústria e Comércio, Expedito Rodrigues; o subsecretário de Estado de Infraestrutura, Joel Alves; o secretário de Turismo do Estado do Maranhão, Catulé Junior e o presidente da Maranhão Parcerias – MAPA, Antônio Nunes, além de gestores de aeroportos nacionais e internacionais.

“As expectativas são animadoras diante do interesse demostrado pelas empresas do segmento em participar do processo. Elas terão até 15 de setembro para requerer autorização para participar do PMI. Após esta data, a Mapa terá cinco dias para divulgar as empresas autorizadas, que terão 30 dias para apresentar os seus estudos. A data prevista para a conclusão de todas essas etapas é 20 de outubro”, frisou Nunes.

Segundo o secretário de turismo do Maranhão, Catulé Júnior, o aeroporto é fundamental para o estímulo e fomento do turismo na região. “A cidade, que faz parte do polo turístico Lençóis Maranhenses, tem recebido intenso fluxo de visitantes nos últimos anos. Com as obras na região como entrada da cidade, pavimentação, urbanização e melhoria dos serviços, temos certeza que vamos receber ainda melhor os turistas e desenvolver a economia local” pontuou o secretário.

O subsecretário de Estado de Indústria e Comércio, Expedito Rodrigues, ressaltou a importância da gestão do Aeroporto por empresas especializadas. “O aeroporto é um vetor, a porta de entrada do mundo para os Lençóis. A Seinc vem fazendo uma série de intervenções, mas entendemos que a administração não é para o Governo. Por isso, é extremamente importante esse passo que a Mapa está dando hoje, com o PMI que irá chamar atenção de empresas que tem expertise nesse mercado e que possam administrar e fazer a gestão daquele equipamento, tornando-o útil para o Maranhão, o Brasil e o mundo”, afirmou.

Aeroporto de Barreirinhas

Neste ano, foram realizadas obras de reforma no Terminal de Passageiros do aeroporto de Barreirinhas – no total, foram investidos mais de R$ 2 milhões na construção da cerca patrimonial/operacional e na guarita de segurança.

Atualmente, o aeroporto atua com voos diurnos, com base no previsto pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Por meio do Governo do Estado, foram realizadas intervenções na via de acesso que interliga a cidade de Barreirinhas ao aeroporto, além da manutenção da cerca operacional e, com recursos do Ministério do Turismo com a Caixa, foi adquirida a Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), que contempla uma Estação Meteorológica de Superfície, uma Estação de Comunicação VHF Aeronáutico e um Sistema de Gravação de Mensagens Aeronáuticas.

Informações do Governo do Maranhão

Leia mais:

Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Protótipo do avião A380 é visto fazendo um ‘tchau’ sobre a...

0
Mesmo agora que a fabricação foi encerrada, o primeiro jato de dois andares continua voando intensamente, já que recebeu uma nova missão.