México recua e voltará com visto eletrônico para viajantes brasileiros

Após vários casos de deportação e até brasileiros mantidos em detenção, o México recuou e voltou a exigir vistos eletrônicos.

Foto via DepositPhotos

Com a crise gerada pela pandemia, o número de brasileiros querendo cruzar ilegalmente a fronteira do México com os EUA disparou, muitos deles aproveitando o fato do governo mexicano não exigir vacina para entrar no país e nem visto.

Washington então interviu e exigiu que o México segurasse os imigrantes antes de entrar no país, ameaçando fechar a fronteira de vez, inclusive para mexicanos que quisessem ir legalmente, podendo prejudicar uma dezena de negócios.

A partir disto, sem aviso prévio, o México começou a exigir visto eletrônico para brasileiros, que semanas depois passou para visto físico, que contava com um péssimo sistema de agendamento, e limitando por regiões onde a pessoa poderia emitir o seu visto.

Um exemplo seria um turista de João Pessoa, que não poderia ir até São Paulo no consulado mexicano, já que o consulado designado para a sua cidade era o de Recife.

O custo alto também atrapalhava diversas viagens, que foram compradas em promoções durante a pandemia, além da agenda de atendimento só abrir 1 ou 2 semanas antes, complicando a viagem para tirar o visto.

A situação piorou quando passageiros brasileiros em conexões para a Ásia eram mantidos numa espécie de cela até pegaram o próximo voo, sem acesso à água e comida.

Por outro lado o Brasil continuava a não exigir vistos dos mexicanos, o que foi duramente criticado quando Brasília decidiu voltar a cobrar visto dos americanos, se baseando no princípio de reprocidade, que não era aplicada ao outro país da América do Norte.

Agora isto mudou, e em nota conjunta o governo do Brasil e do México decidiram adotar um visto eletrônico mútuo:

O contexto do estreitamento e fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e México, ambos os governos têm explorado a implementação de novas medidas que facilitem a mobilidade e a circulação de suas cidadãs e de seus cidadãos de maneira segura, ordenada e regular entre os dois países. Nesse sentido, em seguimento aos acordos firmados no marco da V Comissão Binacional Brasil-México, os dois países acordaram o estabelecimento, nos próximos meses, de sistema recíproco de vistos eletrônicos. Sem perder de vista o objetivo comum da retomada gradual do Acordo de Isenção de Vistos entre Brasil e México, a adoção conjunta de vistos eletrônicos permitirá que cidadãs e cidadãos brasileiros e mexicanos possam solicitar, de modo rápido, seguro e sem necessidade de deslocamento a repartições consulares, visto de visita para fins de turismo e negócios nos dois países“, informou o Itamaraty em nota oficial.

Ainda não está claro quando de fato a medida irá entrar em vigor, mas ambos os países já contam com sistemas prontos para emissão destes tipos de vistos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aviões Boeing 777 presidenciais do Japão deverão passar por São Paulo,...

0
Os jatos presidenciais do Japão, do modelo Boeing 777, serão vistos não apenas na capital federal na próxima semana, mas também em São Paulo.