Milésimo Boeing 787 construído está sendo entregue hoje a uma companhia aérea asiática

Reprodução X (antigo Twitter), conforme abaixo

A Singapore Airlines está recebendo neste domingo (29), seu 20º Boeing 787-10. No entanto, o modelo em questão, de registro 9V-SCP, é ainda mais especial por ser o milésimo Dreamliner já fabricado pela Boeing. O avião, que possui um decalque “1000º 787 Dreamliner” próximo ao nariz e deve iniciar suas operações nos próximos dias.

É importante destacar, no entanto, que apesar de ser o milésimo Boeing 787 construído (tem número de linha 1.000), não se trata do milésimo entregue. Isto porque a aeronave estava inicialmente programada para integrar a frota da Singapore em maio de 2020, mas precisou ser armazenada por um longo período devido à pandemia de COVID-19, resultando em uma entrega fora de ordem e com três anos e meio de atraso.

Na verdade, a empresa que recebeu a milésima entrega de um Boeing 787 novo de fábrica foi a China Southern Airlines, em 2021. Até o dia de hoje, a Boeing já entregou um total de 1.087 Dreamliners.

No entanto, isso não tira o mérito do marco alcançado pelo programa Boeing 787, apesar dos inúmeros desafios enfrentados ao longo da última década.

A trajetória do Boeing 787 até a sua atual posição de sucesso não foi fácil, sendo considerado um verdadeiro “Nightmareliner” no início por conta das inúmeras falhas e desafios enfrentados durante sua produção. Um dos maiores problemas foi a questão dos incêndios nas baterias, que levaram à interrupção das operações do modelo por meses para investigação.

Além disso, os padrões de qualidade na produção também foram alvos de investigações mais recentes, especialmente na unidade de produção da fabricante em Charleston.

Em setembro de 2020, a FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos) suspendeu temporariamente as entregas do Boeing 787 devido às deficiências de qualidade na produção, descobrindo inclusive casos em que aeronaves foram entregues com ferramentas ainda presentes dentro da fuselagem.

Apesar de tudo, ainda segue sendo uma aeronave revolucionária, que abriu dezenas de rotas mundo afora, além de ter gerado um salto na experiência de voo dos passageiros.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias