Início Empresas Aéreas

Ministério do Turismo destaca grande quantidade de voos da Azul, Gol e Latam para o verão 2024

Imagem: Zurich Airport Brasil

Durante a alta temporada no Brasil, está previsto um aumento na oferta de voos como parte do programa “Conheça o Brasil: Voando”. Essa iniciativa resulta de uma colaboração entre o Ministério do Turismo e a iniciativa privada do setor, visando a aprimorar a conectividade durante o período mais movimentado e quente do ano nos destinos brasileiros.

A LATAM, como parte desse esforço, programou três mil voos extras para todo o mês de janeiro, com destaque para estados como Bahia, Santa Catarina, Brasília, Ceará e Pernambuco. O objetivo é atender a uma estimativa de 7,3 milhões de passageiros, representando um aumento de 17% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A companhia aérea LATAM ampliou sua oferta na Bahia, conectando Salvador a diversas cidades, incluindo Congonhas/Guarulhos (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Santos Dumont e Galeão (RJ). Na capital federal, serão oferecidos voos para 34 terminais, destacando-se conexões para Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Fortaleza, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, Recife, Belém e Santarém. Em Santa Catarina, os voos abrangerão terminais como Florianópolis, Jaguaruna, Joinville, Navegantes e Chapecó.

A Azul Linhas Aéreas também contribuirá com 2,7 mil voos extras até o início de fevereiro, sendo 52% desses voos na região Nordeste. As principais rotas incluem Campinas-SP a Fortaleza, Recife-PE a João Pessoa-PB e Campinas-SP para Maceió-AL. O Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte-MG, terá novas rotas para Santarém (PA), Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR).

Em relação à GOL, espera-se que a companhia opere 20,8 mil voos somente em janeiro, representando um aumento de 11% em comparação com outubro do mesmo ano. As principais conexões envolvem o estado de São Paulo e cidades como Salvador, Recife, Maceió e Ilhéus (BA), além de Porto Seguro (BA) e Fortaleza para São Paulo. A GOL também ampliará suas operações em Alagoas e na Bahia.

O programa “Conheça o Brasil: Voando”, fruto de parceria entre o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e empresas do setor, busca estimular viagens, incluindo a adoção do “stopover”, permitindo que clientes conheçam uma localidade intermediária com apenas uma passagem.

De acordo com um levantamento da Embratur, o Brasil retomou o número de voos ofertados ao patamar pré-pandemia, alcançando 64,8 mil viagens em 2019 e 2023, um aumento de 40% em relação a 2022, quando foram registradas 46,2 mil viagens. No período de janeiro a novembro, o país teve um acréscimo de 152 novos voos, incluindo rotas que haviam sido suspensas durante a pandemia.

Leia mais: