Movimentação de aeronaves israelenses de aparência “exótica” chama a atenção

Com a ocupação terrestre da Faixa de Gaza próxima, vários aviões “exóticos” da Força Aérea de Israel foram vistos nos radares.

G550 Oron| Divulgação – IAF

Após os ataques terroristas do grupo palestino Hamas, a IAF, Força Aérea de Israel, tem feitos vários ataques com seus caças F-15, F-16 e F-35, mas agora outros tipos de aviões estão sendo vistos na região.

Registros de plataforma de rastreamento de voos com dados abertos apontaram que nas últimas 24 horas ao menos 13 aeronaves que não são de ataque e caça estão sobrevoando a região e a Faixa de Gaza, são elas:

  • um Gulfstream G550 Oron
  • um Gulfstream G550 EL/W-2085 Eitam CAEW
  • três Boeing KC-707 Saknai
  • quatro Lockheed Martin C-130J Shimshon
  • quatro Lockheed Martin KC-130E/H Karnaf

Os primeiros aviões são jatos executivos G550 modificados para serviço de inteligência e espionagem, sendo que o Oron chegou há poucos meses em Israel e já está em operação. Esta aeronave conta com uma gama de sensores, radares e câmeras para prover inteligência em tempo real para o comando militar de Israel. Para isso sua fuselagem é recheada de equipamentos que dão formato distinto ao avião.

O Eitam também é um G550 modificado e de visual diferente, mas é voltado para o alerta aéreo antecipado, servindo de uma torre de controle aérea e também monitorando qualquer voo ou lançamento de foguete inimigo.

O KC-707 é a versão de reabastecimento aéreo do lendário quadrijato 707, similar ao que o Brasil já usou como KC-137, mas neste caso o Saknai é a versão modificada pela Israel Aerospace Industries.

Os últimos dois são versões do lendário Hércules, sendo o Shimshon a mais moderna e o Karnaf a mais antiga, mas com capacidade para reabastecimento aéreo.

A movimentação destes aviões de transporte, reabastecimento e inteligência dá uma prévia da organização para uma entrada terrestre do Exército de Israel em Gaza, que procura por um fim definitivo ao Hamas.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias