“Não demos motivos para nos atacarem”, diz Lukashenko sobre avião que sofreu atentado

O avião radar russo Beriev A-50, que sofreu um atentado em um campo de aviação perto de Minsk, nunca entrou no espaço aéreo ucraniano, afirmou o presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, na terça-feira (6).

Foto por Dmitry Terekhov

“Esse avião nunca entrou no espaço aéreo ucraniano. Nem mesmo se aproximou da fronteira da Polônia, da Lituânia, de toda essa imundície que hoje trabalha contra a Bielorússia. Não precisava disso. Trabalhamos muito cuidadosamente. Não demos motivos para isso”, disse Lukashenko, segundo informou a TASS.

O presidente bielorrusso disse “que não era um avião participante da guerra no território bielorrusso. Eu pedi ao presidente Putin para me enviar um grupo aéreo de modo que pudéssemos ter controle ao longo do perímetro das nossas fronteiras bielorrussas e ensaiar certas habilidades em um exercício conjunto”.

Na terça-feira, Lukashenko anunciou que um agente dos serviços especiais ucranianos e seus cúmplices tinham sido detidos na Bielorússia por sua participação no ataque de sabotagem ao avião A-50 no campo de aviação de Machulishchy, perto de Minsk.

Muito ainda precisa ser esclarecido sobre esse caso, já que essa nova afirmação do governo bielorrusso pode contradizer o que foi divulgado anteriormente pela mídia internacional na semana passada, que atribuiu o atentado à aeronave a um grupo da própria Bielorrússia.

O avião de alerta aéreo antecipado A-50 das Forças Aeroespaciais Russas é um derivado do cargueiro militar IL-76 e foi envolvido nos exercícios conjuntos no final de fevereiro, quando surgiram relatos de que o aeródromo militar de Machulishchy tinha sido atacado e o avião teria sofrido danos significativos.

Inicialmente Belarus desmentiu o ataque, mas imagens de satélite e da televisão bielorrussa indicaram que apesar da tentativa de ataque, ele teria sido frustrado, não danificando o avião.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias