NASA faz parceria com 5 empresas aéreas para aplicar inovadora ferramenta de tráfego aéreo

Imagem: NASA/James Blair

A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos, mundialmente conhecida como NASA, assinou recentemente acordos com cinco grandes companhias aéreas dos EUA para continuar desenvolvendo uma ferramenta de tomada de decisões de tráfego aéreo.

Em 2022, a ferramenta economizou mais de 24.000 libras (10,8 mil kg) de combustível de aviação para voos partindo do Aeroporto Internacional Dallas-Fort Worth e do Aeroporto Dallas Love Field.

Ao longo de 2022, a ferramenta de aprendizado de máquina Plataforma de Informação Digital (DIP – Digital Information Platform) da NASA disponibilizou aos coordenadores de voo nos dois aeroportos de Dallas recursos para reduzir atrasos e economizar combustível.

Usando previsões de tráfego da ferramenta Reencaminhamento Colaborativo Digital de Partida (CDDR – Collaborative Digital Departure Reroute) desenvolvida pela DIP, eles conseguiram identificar oportunidades de rotas de decolagem alternativas mais eficientes, o que reduziu atrasos e economizou combustível.

Agora, as ferramentas DIP serão colocadas em prática com cinco novas companhias aéreas parceiras: American Airlines, Delta Air Lines, JetBlue Airways, Southwest Airlines e United Airlines.

Sob acordos de cinco anos da NASA Space Act com essas companhias aéreas, os pesquisadores da DIP que trabalham com a Administração Federal de Aviação (FAA – Federal Aviation Administration) testarão uma versão baseada em computação em nuvem da ferramenta CDDR.

O CDDR visa melhorar as atuais operações de tráfego aéreo em aeroportos comerciais, integrando dados de tráfego aéreo e restrição de espaço aéreo da FAA com dados de tráfego de superfície específicos de voo das cinco companhias aéreas e dois aeroportos. A ferramenta aplica aprendizado de máquina a esses dados para fornecer previsões de tráfego sobre a disponibilidade futura da pista e horários estimados de partida e chegada.

Todas as cinco companhias aéreas colaborarão com a NASA para continuar amadurecendo a ferramenta CDDR e identificar oportunidades adicionais para aplicar soluções baseadas em dados que podem melhorar o planejamento de voo e as operações de replanejamento.

“A abundância de dados de aviação digital oferece oportunidades para operadores de voo e controladores de tráfego aéreo alcançarem operações mais sustentáveis”, disse o Dr. Gilbert Wu, líder da equipe DIP no Ames Research Center da NASA no Vale do Silício, Califórnia. “A colaboração com companhias aéreas parceiras permite que a equipe DIP identifique essas oportunidades e aplique abordagens técnicas de ponta, como CDDR, para uma demonstração operacional que mostra os benefícios do mundo real. Se você sair do Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth ou do Aeroporto Dallas Love Field em qualquer dia, seu voo pode sair do solo mais rápido ou chegar ao seu destino mais cedo por causa do CDDR.”

A equipe DIP da NASA pretende continuar a demonstrar os benefícios do CDDR nos principais aeroportos do país e com várias companhias aéreas, em colaboração com a FAA. Essa ferramenta digital foi projetada para ser escalável e adaptável em todos os espaços aéreos e pode ser adotada por muitos usuários diferentes, incluindo operadores de voos comerciais e de carga.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias